Temperatura próxima de zero grau faz a alegria dos turistas em Campos do Jordão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
20/06/2014 - 22h49m

Temperatura próxima de zero grau faz a alegria dos turistas em Campos do Jordão

Agência Hoje/Sandra Mello 
A2/Divulgação
Cidade com muitas atrações, chega a receber 1,5 milhão de turistas por ano
Cidade com muitas atrações, chega a receber 1,5 milhão de turistas por ano
  • Campos do Jordão atrai mais turistas com temperaturas frias no outono, beirando zero grau
  • Romantismo a 1.628 metros de altura e com vista para a Pedra do Baú, uma das belezas da região

Campos do Jordão, São Paulo (Agência Hoje) - Com as temperaturas variando entre zero e seis graus centígrados, nas noites e madrugadas mais frias, a cidade de Campos do Jordão está recebendo cada vez mais turistas interessados em curtir o frio. A programação cultural intensa e os restaurantes especializados em pratos típicos da serra são uma atração a parte.

Campos do Jordão é considerada a cidade mais alta do Brasil, com 1.628 metros, tem clima frio e uma programação cultural agitada para o inverno.  Distante 173 quilômetros de São Paulo, no outono e no inverno recebe perto de 1,5 milhão de turistas, mas em 2014 a estimativa é de chegar perto de dois milhões de visitantes, 20% deles vindos do exterior.

Moradores locais, acreditam que este ano o frio chegou mais cedo e mais forte e por isso eles esperam que as temperaturas registrem índices negativos em várias ocasiões. "Em geral, chegamos a zero grau nas madrugadas, acho que em junho e principalmente em julho, a possibilidade de zerar vai acontecer mais vezes e mais cedo, a partir das 22 horas", comenta a comerciante Edna Giorno, dona de uma pequena loja de agasalhos.

Muitas Opções

A cidade recebe, anualmente, 1,5 milhões de pessoas e oferece a seus turistas 212 opções de pousadas e hotéis, além de bares e restaurantes badalados e uma intensa programação cultural. Dentre elas está o Festival Internacional de Inverno, que, em julho deste ano, chega a sua 45ª edição e trará na programação mais de 60 concertos realizados por 18 orquestras, 20 grupos de câmara, duas bandas sinfônicas e quatro coros.

Habituada a receber turistas de todas as partes do Brasil, a cidade oferece boas opções para quem gosta de caminhar. O ar limpo convida a explorações, que são facilitadas pelas temperaturas amenas e agradáveis durante todo o ano. No outono, as folhas dos plátanos cobrem as ruas e calçadas, e temperatura fica sempre entre 5 Cº e 17 Cº mesmo durante o dia.

A dica para aproveitar o inverno na cidade - com suas madrugadas frias e geadas - é aproveitar o calor das lareiras, os chocolates quentes e a tradicional fondue, encontrada facilmente nos restaurantes locais.

Em termos de restaurantes, Campos do Jordão oferece opções de cozinhas com sabores da montanha, pratos que utilizam o pinhão, frutas vermelhas, trutas, chocolate e cerveja, levando para a mesa alguns dos produtos típicos da Serra da Mantiqueira. A união do estilo europeu no modo de servir e de vestir com a a alegria e descontração brasileira cativa os visitantes.

Além dos bares, restaurantes e a programação cultural, os turistas ainda encontram inúmeros lugares que vendem um bom chocolate quente ou malhas fabricadas na própria cidade, a preços bem em conta. Aliás, a produção local das iguarias é outro atrativo, fazendo a delícia dos que querem experimentar os aromas e sabores da montanha.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro