Terremoto na fronteira do Chile e Bolívia provoca seis mortes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
02/04/2014 - 10h18m

Terremoto na fronteira do Chile e Bolívia provoca seis mortes

Agênia Brasil/Agência Lusa 
Reprodução
Terremoto causa seis mortes no Chile e Polícia tem trabalho para evitar saques na região de Concepción
Terremoto causa seis mortes no Chile e Polícia tem trabalho para evitar saques na região de Concepción

Santiago, Chile - O número de mortos no tremor de 8,2 de magnitude na escala Richter, que abalou o Norte do Chile, aumentou para seis e o alerta de tsunami foi emitido, anunciaram hoje (2) as autoridades. De acordo com o ministro do Interior chileno, Rodrigo Penailillo, a sexta vítima é uma mulher que morreu em consequência de uma queda. O balanço anterior registrava cinco mortos.

O terremoto teve o epicentro localizado no mar, a sudoeste de Iquique e a cerca de 1.850 quilômetros de Santiago, na região de Tarapacá.

Cerca de 900 mil pessoas foram retiradas para as áreas altas da cidade, depois de ter sido dado o alerta de tsunami. O ministro destacou que a operação decorreu de forma exemplar, com ordem e tranquilidade.

A ordem de evacuação incluiu todas as localidades costeiras chilenas. As autoridades decretaram também a suspensão, nas mesmas regiões, das aulas nessa terça-feira. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada emitiu o alerta de tsunami para todo o país.

O tremor dessa terça-feira ocorreu após intensa atividade sísmica na região, na fronteira com o Peru e a Bolívia, desde 16 de março, causada pelo choque entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Durante a noite e a madrugada foram registrados mais de 20 tremores.

A atividade das placas de Nazca e Sul-Americana causou pelo menos um terremoto de grande magnitude em cada século na região, tendo o último ocorrido em 1877.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro