Thiago Pereira levará bandeira do Brasil na abertura do Pan - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
10/07/2015 - 09h48m

Thiago Pereira levará bandeira do Brasil na abertura do Pan

Agência Brasil/Iara Falcão 
Reprodução
Thiago é o nadador recordista com 12 medalhas de ouro em Pan-Americanos
Thiago é o nadador recordista com 12 medalhas de ouro em Pan-Americanos

Brasília - O nadador Thiago Pereira foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser o porta-bandeira da delegação do país na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira (10), em Toronto, no Canadá. O convite ao atleta foi feito no fim de semana e reforçado nesta quinta-feira numa cerimônia na Ala Internacional da Vila Pan-Americana, onde os atletas estão instalados.

Aos 29 anos, Thiago é o nadador recordista com 12 medalhas de ouro em Pan-Americanos, tendo conquistado 12, nos jogos de 2007, no Rio, e de 2011, em Guadalajara, no México. Com um total de 18 medalhas conquistadas nos três jogos que participou, em Toronto ele poderá se tornar o brasileiro que mais obteve medalhas no torneio em todos os tempos, superando a marca de 19, do ex-nadador Gustavo Borges.

Se subir ao pódio cinco vezes na competição, Thiago Pereira será o maior medalhista dos Jogos Pan-Americanos de todos os tempos. O recorde pertence atualmente ao ex-ginasta cubano Erick Lopes, medalhista 22 vezes.

Foi por esses resultados que o COB escolheu Thiago para levar a bandeira brasileira na 17ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Para ele, uma honra inesperada. “Acho que antes de mais nada, foi uma honra para mim. Foi, também, uma grande surpresa. Eu fiquei bastante emocionado”.

Thiago disse nunca ter imaginado, quando participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos, em 2003, em Santo Domingo, que um dia teria a honra de levar a bandeira da delegação brasileira. “Com certeza esse vai ser mais um momento que eu vou guardar aqui no meu coração”, declarou.

Nos jogos de Toronto, o nadador disse estar “confiante” para as competições, no Canadá. “Estou bastante confiante, fiz tudo o que eu podia ter feito este ano em treino fora da água, na minha preparação. A questão do recorde a gente tem que deixar rolar”.

Thiago Pereira ressaltou que os resultados da preparação para os Jogos Pan-Americanos serão mostrados “dia após dia”, nas competições. “É [importante] crescer a cada dia. A gente manter uma seleção unida. Não sou só eu que estou fazendo parte desse grupo, a gente tem todo um país. [O fundamental] é brigar pelo ranking de medalhas, pelo nosso país”.

As provas da natação começam no dia 14 de julho. Os Jogos Panamericanos acontecem até o dia 26.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro