Tocha símbolo das Olimpíadas no Rio de Janeiro chega ao Amazonas no domingo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
17/06/2016 - 10h44m

Tocha símbolo das Olimpíadas no Rio de Janeiro chega ao Amazonas no domingo

Agência Brasil/Bianca Paiva 

Manaus - Manaus vai receber no próximo domingo (19) a Tocha Olímpica, símbolo da maior competição esportiva do mundo. A capital amazonense é uma das cidades-sede da Olimpíada Rio 2016, que começa em agosto. A tocha deve chegar por volta das 8h30 ao Terminal de Cargas do Aeroporto Eduardo Gomes e será acesa às 9h na Avenida Santos Dumont.

O símbolo da olimpíada vai ser carregado em solo manauara por 39 quilômetros, aproximadamente. Na rota, não estão apenas pontos turísticos, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

O primeiro condutor da tocha em Manaus será o estudante da rede municipal de ensino Guilherme Domanski. Escolhido por apresentar boas notas, ele vai percorrer 200 metros de bicicleta, simbolizando o transporte alternativo.

Cerca de 170 pessoas foram escolhidas para conduzir o símbolo em Manaus, entre elas atletas amazonenses. O lutador Tasso Alves fala da emoção de participar do revezamento.

A passagem da tocha olímpica pelo Amazonas vai continuar na segunda-feira (20), a partir do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), às 7h30. Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mauro Aufiero, o próximo destino será o píer do Hotel Tropical, às margens do Rio Negro, de onde seguirá em um revezamento fluvial em canoas típicas da região para os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.

Também haverá uma celebração de encerramento da passagem da tocha pelo estado, na tarde de segunda-feira, às margens da corredeira do Rio Urubuí, em Presidente Figueiredo. De lá, ela volta para o píer do Hotel Tropical, em Manaus, seu último destino em terras amazonenses.

No dia seguinte (20), a tocha olímpica será recebida no Acre.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro