Tombamento do Teatro Cultura Artística em São Paulo é homologado pelo MinC - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
03/06/2016 - 15h32m

Tombamento do Teatro Cultura Artística em São Paulo é homologado pelo MinC

Agência Brasil/Fernanda Cruz 
Divulgação
Prédio, além do elevado valor histórico tem, em sua fachada, um painel do pintor Di Cavalcanti
Prédio, além do elevado valor histórico tem, em sua fachada, um painel do pintor Di Cavalcanti

São Paulo - O Ministério da Cultura homologou o tombamento do Teatro Cultura Artística, na capital paulista. A decisão foi publicada esta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União.

O prédio, além do elevado valor histórico tem, em sua fachada, um painel do pintor Di Cavalcanti (1897-1976), que está entre os maiores artistas plásticos brasileiros.

Localizado na Rua Nestor Pestana, 196, bairro da Consolação, o teatro foi inaugurado em 1950, com um concerto do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Em agosto de 2008, foi parcialmente destruído por um incêndio. A estrutura do edifício ficou comprometida, na época, com a queda do telhado.

Na década de 60, quando o prédio abrigava os estúdios da extinta TV Excelsior, um incêndio também afetou o prédio.

As obras de reconstrução começaram pelo painel de Di Cavalcanti, um mosaico em vidro que tem 48 metros de largura e 8 de altura e também pela fachada do edifício.

Atualmente, o teatro ainda passa por uma reestruturação. Segundo o site do Cultura Artística, quando estiver pronto, o local ganhará acesso direto pela Praça Roosevelt e terá duas salas de espetáculos. A maior, com capacidade para 1.137 espectadores, terá fosso para orquestra e palco com área de 400 metros quadrados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro