Torneio de Judô encerrará disputas da Gymnasíade 2013 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
03/12/2013 - 08h30m

Torneio de Judô encerrará disputas da Gymnasíade 2013

Agência Hoje 
FEEMG/Rodolfo Romeiro
Seletiva de judô para a Gymnasíade
Seletiva de judô para a Gymnasíade

São Paulo (Agência Hoje) - O torneio de judô será realizado nesta terça-feira nos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasíade 2013, que começou no dia 29 de novembro e termina hoje em Brasília. O Brasil será representado por 16 judocas.

Entre eles, estão nomes que já defenderam o país em competições internacionais ou vão representá-lo no próximo ano. Os dois mais conhecidos são Juliana Rodrigues, campeã Pan-americana Sub 18 e medalhista de bronze no Mundial Sub 18 Miami 2013 na categoria superligeiro, e Karoline Barbeirotti, campeã Sul-americana Sub 18 na categoria médio, também neste ano.

O adversário mais importante será a Rússia, que estará com 14 atletas. A França, outro expoente do judô mundial, terá a terceira maior delegação com 10 judocas. Suriname (8 atletas), Finlândia (4 atletas) e Armênia (2 atletas) completam a lista dos seis países participantes.

Itália é até o momento o país que mais conquistou medalhas na competição: são 41 no total, sendo 12 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze. O Brasil está com o segundo maior número de medalhas: 37, sendo 13 de ouro, 13 de preta e 11 de bronze. A Rússia lidera o quadro geral com 28 totais: 16 de ouro, oito de prata e quatro de bronze. O quadro completo de medalhas por de conferido no site da Gymnasíade 2013.

Os Jogos Mundiais reúnem cerca de 1.700 jovens atletas de 35 países que competem em oito modalidades – xadrez, natação, atletismo, caratê, ginástica rítmica, ginástica artística, ginástica aeróbica e judô. A abertura oficial foi feita na última quinta-feira (28/11) no ginásio Nilson Nelson.

O Comitê Organizador preparou uma festa na Cerimônia de Encerramento, às 20h de hoje, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O destaque principal será uma apresentação inédita de Street Dance, coreografada por Wesley Messias. Também está confirmada uma apresentação com videoclipe dos melhores momentos dos jogos e o som do Dj “A”.

A Gymnasíade é realizada a cada quatro anos, reunindo países filiados à Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). É a primeira vez que a competição acontece em um país americano. A primeira edição foi em 1979 na cidade de Wiesbaden, na Alemanha. A última, no ano de 2009, foi realizada em Doha, Qatar. Na ocasião, o evento contou com a participação de 42 países e 1.249 atletas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro