Trabalhadores manifestam apoio a denúncias sobre irregularidades na rede McDonald's - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
18/08/2015 - 14h55m

Trabalhadores manifestam apoio a denúncias sobre irregularidades na rede McDonald's

Agência Brasil/Flávia Albuquerque  

São Paulo - Representantes de sindicatos de trabalhadores de 20 países reuniram-se na manhã desta terça-feira (18), no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, em ato de apoio às denúncias de empregados contra a rede de lanchonetes McDonald's.

De acordo com sindicalistas, a empresa tem descumprido leis trabalhistas brasileiras, como mudança incorreta de horário dos funcionários. "Nossa luta não é contra a empresa e sim contra as irregularidades que ela prática, como colocar o funcionário à disposição e só pagar as horas trabalhadas, mudar o horário a todo momento, entre outros", disse o presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans. O sindicato representa trabalhadores dos setores de alimentação e hotelaria. Segundo Calasans, o movimento tem o apoio de um sindicato americano de trabalhadores no setor de serviços.

"Todos vão ouvir o eco sobre o trabalho escravo e o desrespeito do Mc Donald's. Nós não vamos recuar.Temos outros países nos apoiando porque eles exploram onde estão porque querem ganhar onde podem", disse o diretor jurídico da Nova Central Sindical, Elísio Ribeiro.

Os participantes devem fazer uma passeata ainda hoje até uma loja da rede de fast-food. O manifesto ocorre paralelamente à um congresso, iniciado na segunda-feira (17), para discutir o assunto. Amanhã (19), a comitiva parte para Brasília para participar de uma audiência pública, convocada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

A assessoria da rede McDonald's informou que vai divulgar uma nota sobre o ato.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro