Trânsito terá 304 intervenções para melhorar segurança - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
22/02/2014 - 07h25m

Trânsito terá 304 intervenções para melhorar segurança

Agência Hoje 

Santo André (Agência Hoje) - O sistema de trânsito da cidade sofrerá 304 intervenções, como reforço da sinalização, colocação de novos semáforos, implementação de mão única, vagas de estacionamento rotativo e pintura de solo. As medidas foram planejadas para melhorar o fluxo de veículos e a segurança de pedestres e motoristas.

Anunciadas pelo PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito), as medidas terão baixo custo e ajudarão na melhora da fluidez do tráfego. Os semáforos localizados em cruzamentos de grande movimento também contarão com no-breaks, capazes de mantê-los em funcionamento por algumas horas mesmo quando falta energia.

O programa será executado em duas etapas, atendendo bairros com maior fluxo de veículos e com maior quantidade de lançamentos de empreendimentos imobiliários e espera reduzir entre 10% e 25% o tempo de deslocamento nas vias atendidas. Santo André registrou, em 2013, um total de 485.765 veículos, o que representa 0,7 carro por habitante.

Uma das principais intervenções do PAIT é a sincronização dos semáforos, que até o final deste ano será concretizada na totalidade na cidade.

“Esta demanda será atendida, já que registramos grande número de solicitações por nossa população. Até o fim deste ano, todos os semáforos da cidade estarão conversando entre si”, anunciou o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, durante apresentação do programa.

No total, 16 bairros serão contemplados com as pequenas intervenções, como Centro, Campestre, Jardim, Bela Vista, Utinga, Vila Assunção, Vila Bastos, Vila Gilda, Vila Linda, Vila Luzita, Vila Metalúrgica, Vila Pires, Parque das Nações e Santa Teresinha.

O prefeito Carlos Grana falou sobre a importância das ações na mobilidade urbana. “O mais importante é que o Departamento de Engenharia de Tráfego tem um pacote de intervenções organizado de maneira bem planejada, capaz de organizar as pequenas intervenções enquanto os grandes projetos não são executados na cidade, como o PAC Mobilidade. Por isso, temos de atuar permanentemente neste sentido e a iniciativa de organizar diversas ações em curto espaço de tempo tende a amenizar e melhorar a mobilidade urbana a um baixo custo”.

As Intervencões

RUA VENEZUELA – O Departamento de Engenharia de Tráfego implementou, na última semana, mão única em três ruas da cidade: na Rua Venezuela – entre Almirante Tamandaré e Avenida Ramiro Colleoni –, na Rua Almirante Tamandaré – entre Caminho do Pilar e Travessa Marcelina – e na Rua Socorro – entre Travessa Marcelina e Rua Caminho do Pilar. A alteração garantirá que o acesso à região central seja facilitado, eliminando gargalos que há tempos eram alvo de reclamação dos motoristas.

Após avaliação técnica do Departamento de Engenharia de Tráfego, foi possível realizar o mapeamento da região, que apontava grande represamento de veículos próximo da Avenida Portugal. Com a mudança, será possível aumentar a capacidade de veículos circulando por estas vias, melhorando a mobilidade, principalmente, nos horários de pico.

ROTATIVO – Por conta criação das faixas exclusivas de ônibus na cidade e pelo mapeamento e reorganização das vagas de Zona Azul, o Departamento de Engenharia de Tráfego criará 1.585 novas vagas do rotativo. A instalação dos equipamentos e demarcação das vias já está em execução no mês de fevereiro e o início de operação, orientação e fiscalização da Estapar serão em março, na maioria delas. Faixas informativas, no entanto, serão instaladas nos locais informando sobre o início da operação e fiscalização das vagas.

Na Vila Gilda, onde serão criadas 71 novas vagas, os locais demarcados pelo Departamento de Engenharia de Tráfego são a Praça Pompéia, Rua João XXIII e Avenida Higienópolis, entre a Praça Pompéia e a Rua Padre Agnaldo. Na Vila Bastos, as 51 vagas serão distribuídas entre as ruas Laura, Dr. Messuti e João Belatato. Na ampliação das vagas da Vila Assunção, 377 delas estarão distribuídas entre as ruas Cel. Agenor de Camargo, Santo André, Abílio Soares, Cel. Ortiz, Praça Getúlio Vargas, Rua Fortaleza, dos Andradas e Dr. Erasmo.

No Bairro Jardim, serão implementadas 253 vagas entre a Travessa São Vicente, Rua das Esmeraldas, Padre Manoel da Nóbrega, Padre Vieira, Padre Anchieta e Almirante Protógenes, entre Padre Anchieta e Avenida Industrial.

Na Vila Linda, 195 vagas serão criadas, atingindo também, os locais onde as faixas exclusivas de ônibus foram instaladas, como a Rua Carijós, Francisco Ferreira, Cambará, Fausto, Barra Mansa, Praça Cristo Operário, Rua Embaré, Rua Embaú, Avenida Brasília e Agulhas Negras. Já na Vila Pires, 257 vagas estarão à disposição dos motoristas, nas ruas Agra, 24 de Maio, 21 de abril, Américo Guazelli, Cruzeiro do Sul, Martim Afonso de Souza, Emboabas e Largo 3 de Maio. Vila Metalúrgica, com 208, e Vila Luzita, com 177 completam a lista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro