TRE cancela quase 340 mil títulos de eleitores que faltaram à votação - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
09/05/2013 - 18h23m

TRE cancela quase 340 mil títulos de eleitores que faltaram à votação

Agência Hoje 
Agência Hoje
Justiça eleitoral cancelou títulos de eleitores que deixaram de votar três vezes
Justiça eleitoral cancelou títulos de eleitores que deixaram de votar três vezes

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo cancelou 339.264 títulos eleitorais de pessoas que deixaram de votar em três eleições e não compareceram no prazo legal para justificar, pagar multa e regularizar a situação.

O prazo final concedido pelo TSE terminou no dia 25 passado. Quem não compareceu terá o título cancelado e, além de não poder votar, ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de emprego público, efetivar matrícula em estabelecimento de ensino e poderá ter impedida a nomeação em concurso público.

Além disso, a ausência de quitação eleitoral poderá impedir a concretização de quaisquer atos da vida civil que exijam tal comprovação, inclusive a obtenção de crédito ao consumidor e financiamento bancário.

Segundo dados do TSE, em São Paulo, cerca de apenas 9% dos eleitores regularizaram sua inscrição eleitoral. Pelo levantamento, do total de 372.691 sujeitos a cancelamento, 339.264 não compareceram. Os dados finais serão divulgados a partir de 14 de maio.

Agora, para regularizar o título, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral em que é cadastrado, portando documento de identificação, e quitar seus débitos. Na ocasião, será emitido novo título eleitoral.

A Justiça Eleitoral de São Paulo atendeu, até as 17 horas do dia 25, nas 425 zonas eleitorais do Estado, 25.445 eleitores. Desse total, 7.123 procuraram os cartórios para tirar o título pela primeira vez, 9.752 solicitaram transferência de domicílio eleitoral, 8.366 fizeram revisão em seu cadastro e 204 solicitaram emissão de segunda via.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro