Tufão Noul deixa dois mortos após atingir o Norte das Filipinas durante o fim de semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
11/05/2015 - 11h49m

Tufão Noul deixa dois mortos após atingir o Norte das Filipinas durante o fim de semana

Agência Lusa 

Manila - Duas pessoas morreram após uma forte tempestade atingir o Norte das Filipinas no fim de semana, causada pela passagem do Tufão Noul, anunciaram nesta segunda-feira (11) as autoridades locais.

Muitas pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas, que ficavam no percurso previsto para o tufão, e começaram a regressar no domingo (10), após o Noul – o quarto tufão e o mais forte a atingir as Filipinas este ano – ter afetado a costa com rajadas até 220 quilômetros por hora.

As autoridades esperaram um número significativo de mortes, depois das ordens de desocupação terem sido dadas, na sexta-feira (8).

"As pessoas ouviram nossos avisos. Aprenderam a lição com tempestades anteriores", disse Norma Talosig, diretora do Departamento de Defesa Civil da Região Norte do país.

Um homem de 70 anos e o seu filho de 45 anos foram eletrocutados quando tentavam consertar sua casa na cidade de Aparri, ontem.

O departamento de meteorologia alertou para a força dos ventos, capazes de gerar tempestades, arrancar árvores, telhados de casas, derrubar postes e destruir plantações. No entanto, até agora, não há registo de danos significativos, disse Norma Talosig.

Mais de 3 mil pessoas que tinham abandonado as zonas costeiras de Isabela e Cagayan estão agora voltando para casa, disse a diretora.

Outras 300 pessoas voltaram às suas casas perto do Vulcão Bulusan, no centro do país, informou o líder do conselho provincial para Situações de Desastre, Raden Dimaano.

As autoridades receavam que as chuvas intensas do Noul pudessem provocar deslizamentos de lama vulcânica – o Bulusan teve dois episódios de liberação de cinzas desde 1º de maio.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro