Tunísia diz que extradição de ex-ministro líbio foi 'ilegal' - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
25/06/2012 - 09h05m

Tunísia diz que extradição de ex-ministro líbio foi 'ilegal'

Agence France Presse 
©AFP / Fethi Belaid
(Nov/2011) Baghdadi al-Mahmudi chega ao tribunal, em Túnis
(Nov/2011) Baghdadi al-Mahmudi chega ao tribunal, em Túnis

TÚNIS (AFP) - A presidência da Tunísia denunciou na noite deste domingo a extradição "ilegal" para a Líbia do ex-primeiro-ministro líbio Al Baghdadi Al Mahmudi, acusando o chefe do governo tunisiano, o islamita Hamadi Jebali, de ter atuado "fora de suas prerrogativas".

"A Presidência da República expressa sua oposição à decisão do chefe de governo de extraditar o Sr. Mahmudi e considera que esta decisão é ilegal, sobretudo porque foi tomada de forma unilateral e sem consulta ao presidente da República", segundo declaração do porta-voz do presidente tunisiano, Moncef Marzuki.

O governo tunisiano extraditou na manhã deste domingo o ex-primeiro-ministro líbio, Al Baghdadi Al Mahmudi para a Líbia, onde foi imediatamente preso, sem a aprovação da presidência da República da Tunísia.

O ex-primeiro-ministro líbio estava detido desde o dia 21 de setembro na Tunísia e era reivindicado por Trípoli.

"A decisão da extradição, assinada pelo chefe do governo tunisiano, constitui uma clara violação dos compromissos internacionais de nosso país e frente a ONU", destaca a presidência, lembrando que "o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados tinha pedido à Tunísia para não extraditar o Sr. Mahmudi antes de sua decisão sobre o pedido de asilo político".

A extradição do ex-primeiro-ministro líbio "põe em perigo a imagem da Tunísia no mundo", acrescenta o texto.

"A presidência responsabiliza o chefe de governo por tudo o que possa ocorrer depois da extradição e dos eventuais danos à integridade moral e física do Sr. Mahmudi", destaca o comunicado.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro