Turma da Mônica lança revista com dicas de segurança nas praias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
01/01/2016 - 17h06m

Turma da Mônica lança revista com dicas de segurança nas praias

Agência Hoje 
Divulgação
Gibi da Turma da Mônica vai ajudar Bombeiros a prevenir acidentes nas praias do litoral paulista
Gibi da Turma da Mônica vai ajudar Bombeiros a prevenir acidentes nas praias do litoral paulista

São Paulo (Agência Hoje) - Em ação do Corpo de Bombeiros e da Editora Mauricio de Souza, a Polícia Militar lançou esta semana a revista em quadrinhos "Salvando Vidas". A história tem a presença dos personagens da Turma da Mônica e mostra dicas sobre segurança nas praias.

Ao todo, um milhão e quinhentas mil unidades da revista serão distribuídas aos banhistas que frequentam as praias do Litoral Paulista. Segundo a Polícia Militar, o gibi será, na Operação Praia Segura 2015/16, um dos reforços mais importantes na prevenção a afogamentos neste verão.

“Salvando Vidas” conta a história da ida dos personagens da Turma da Mônica à praia. Lá, conhecem o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Paulo, que explica diversas dicas de segurança, muito importantes para os banhistas que visitam as praias, como a utilização da pulseira de identificação de crianças e quais são os locais de banho seguros.

Também chamarão atenção para as placas de sinalização de perigo no mar, o que é e quais são os riscos de uma corrente de retorno, tratamento de queimadura por água-viva, como agir em tempestades com raios, o uso do protetor solar, os perigos das rochas e de se entrar no mar após a ingestão de bebidas alcoólicas. A revista aborda também o assunto meio ambiente, ao explicar sobre os riscos causados pelo lixo deixado nas praias.

O objetivo desta parceria com a Revista Turma da Mônica é informar sobre segurança nas praias às famílias, por intermédio das crianças e adolescentes, com distribuição de exemplares em locais como pedágios das rodovias de acesso às praias e filas de balsa. O projeto continuará durante todo o ano de 2016, com a distribuição sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros através do Projeto Bombeiro Educador nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Para o Comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo, Tenente Coronel PM Carlos Eduardo Smicelato, a revista é fundamental para criar, nas crianças, os conceitos necessários para que tenham comportamentos seguros quando estiverem nas praias, evitando assim acidentes.

Já para Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, “a turminha veio dar dicas para que as crianças tenham férias mais divertidas, evitando alguns problemas comuns que costumam ocorrer nessas ocasiões. E também, para alertarem aos próprios pais”.

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu.

A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

SERVIÇO

Título: Salvando Vidas

Tamanho: 13,4 cm x 19,0 cm

20 páginas

Distribuição Gratuita

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro