UBS instalada no Jardim Pantanal vai atender 20 mil pessoas por ano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
01/05/2014 - 10h53m

UBS instalada no Jardim Pantanal vai atender 20 mil pessoas por ano

Agência Hoje 
Secom/Luiz Guadagnoli
UBS do Novo Jardim Pantanal vai atender mais de 20 mil pessoas por ano
UBS do Novo Jardim Pantanal vai atender mais de 20 mil pessoas por ano

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo espera atender mais de 20 mil pessoas por ano na UBS Novo Jardim Pantanal, inauurada nesta quarta-feira, 30, em Pedreira, distrito da Cidade Ademar, zona sul da capital. A unidade vai trabalhar em horário estendido, das 7h às 19h, e abrirá também aos sábados, das 8h às 14h.

O equipamento estava sendo pedido há anos pela comunidade, segundo a Secretaria da Saúde da Prefeitura. “Em 12 meses conseguimos abrir uma unidade de saúde que era pedida pela população há mais de dez anos. Esta UBS vai tender mais de 20 mil pessoas , aliviando a UBS Parque Dorotéia”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A unidade iniciou o atendimento ainda na quarta-feira e em pouco tempo já tinha mais de 16 mil pessoas cadastradas. Antes da inauguração, todo o atendimento de mais de 65 mil pessoas da região era concentrado na UBS Parque Dorotéia, localizada a cerca de um quilômetro da unidade inaugurada.

“Nós temos a necessidade de mais UBSs em São Paulo, em locais chamados de vazios assistenciais, que são áreas como esta, com uma unidade atendendo mais de 50 mil pessoas. Uma UBS tem capacidade de atender no máximo 30 mil”, explicou o secretário José di Filippi, da Saúde.

Segundo a líder comunitária Maria José da Silva Alves, a comunidade fez manifestações e abaixo-assinados para chamar a atenção da necessidade de um novo equipamento de saúde. “Esta reivindicação surgiu na discussão do orçamento participativo em 2002. Naquela época já dizíamos que o posto do Parque Dorotéia não dava conta”, lembrou.

Consultas Médicas

Na nova unidade, a população terá acesso aos serviços de acolhimento, consultas médicas com generalistas, consultas de enfermagem, vacinas, medicação, inalação e curativos. Haverá coleta de exames laboratoriais e de Papanicolau, eletrocardiograma. aferição de pressão arterial e de glicemia.

Também serão realizados trabalhos de planejamento familiar, inclusive com a realização de testes de gravidez. Estarão disponíveis no equipamento os programas Mãe Paulistana, Remédio em Casa, Auto Monitoramento Glicêmico, Oxigenoterapia e Desenvolvimento Infantil.

Instalada com investimento de R$ 419 mil, a UBS conta com sete consultórios informatizados e adotará o sistema de prontuário eletrônico, o que permite um melhor acompanhamento clínico pelas equipes. Possui salas para procedimentos de exame de Papanicolau, acolhimento, vacina, inalação, curativo, medicação e emergência. Contai ainda com farmácia, duas salas de espera e espaço para tarefas administrativas e reuniões.

Segundo o secretário José di Fillipi, cerca de 70% a 80% dos problemas de saúde mais comuns na população podem ser resolvidos nas UBSs. A nova UBS terá seis equipes da Estratégia Saúde da Família. Estes profissionais são responsáveis por acompanhar as famílias da região, realizando ações de prevenção e manutenção da saúde da comunidade, inclusive com visitas domiciliares e ações educativas.

No total, a unidade terá 74 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, gerente, orientadores de públicos e profissionais do setor administrativo. Integram a equipe duas médicas cubanas, vinculadas ao Programa Mais Médicos, do governo federal.

Com custeio mensal de quase R$ 386 mil, a UBS será administrada pela Organização Social Associação Congregação Santa Catarina, que  vai oferecer inclusive atendimento em saúde bucal e mental.

A inauguração da nova UBS possibilitará a ampliação da unidade do Parque Dorotéia, transformando-a em uma UBS integral. Esse tipo de unidade reúne os serviços de Estratégia de Saúde da Família e Assistência Médica Ambulatorial (AMA), com atendimento agendado e de demanda espontânea, sem horário marcado, com clínico, ginecologista, pediatra e dentista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro