Unasul tenta melhorar entendimento e relações entre Venezuela e Estados Unidos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
08/02/2015 - 14h11m

Unasul tenta melhorar entendimento e relações entre Venezuela e Estados Unidos

Agência Brasil/Danilo Macedo 

Montevidéu - A Comissão Reduzida de Chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para tratar da situação da Venezuela, formada pelos chanceleres da Colômbia, do Equador e do Brasil, reúne-se nesta segunda-feira (9) em Montevidéu.

No encontro, será avaliado o pedido do presidente Nicolás Maduro para que a comissão promova um diálogo diplomático com os Estados Unidos, que, na semana passada, aplicaram sanções contra funcionários do governo venezuelano por violação dos direitos humanos.

Além do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e dos chanceleres da Colômbia e do Equador, participarão da reunião a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, e o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.

A comissão promoveu várias reuniões no ano passado na Venezuela, para tentar restabelecer o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, que liderava protestos nas ruas do país. Na época, o representante brasileiro nas conversações era o então chanceler Luiz Alberto Figueiredo.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, na última segunda-feira (2), sanções a funcionários do governo venezuelano, com a suspensão de vistos em passaportes, após declarações de Maduro de que o vice-presidente americano, Joe Biden, estaria “por trás de um plano para derrubá-lo”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro