Unicef denuncia condições precárias de proteção infantil em centros de migração - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
16/10/2015 - 09h55m

Unicef denuncia condições precárias de proteção infantil em centros de migração

Agência Lusa 

Genebra - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou nesta sexta-feira (16) que as condições dos centros de recepção e trânsito de migrantes na Europa estão longe de cumprir normas de proteção infantil e pediu às autoridades europeias que façam um maior esforço neste sentido.

O porta-voz do Unicef, Christophe Boulierac, explicou, em coletiva de imprensa, que a entidade fez “missões de avaliação rápida” para checar as condições dos centros na Hungria e na Grécia e o resultado foi a constatação de que as instalações não cumprem as normas.

“Os centros de recepção e trânsito nesses dois países foram ultrapassados pelos acontecimentos, não levam em conta as necessidades e interesses das crianças e não apresentam espaços e nem atenção adequada”, disse Boulierc.

O porta-voz declarou que o fundo está especialmente preocupado com a situação dos menores desacompanhados “que são muito vulneráveis ao risco de exploração e de tráfico”.

O Unicef não contabilizou o número de menores não acompanhados nos centros, pois a maioria não se registra junto às autoridades

Boulierac explicou que uma missão de reconhecimento do Unicef em centros de recepção na Alemanha recebeu “diversas denúncias” de violência de gênero e abusos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro