Universidade do Rio inaugura computador mais potente do Brasil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
15/07/2016 - 14h19m

Universidade do Rio inaugura computador mais potente do Brasil

Portal EBC 
Agência Brasil/Arquivo
Máquina chamada de Lobo Carneiro pertence ao Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da URFJ
Máquina chamada de Lobo Carneiro pertence ao Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da URFJ

Rio de Janeiro - Foi inaugurado nesta quarta-feira ( 13) o computador mais potente já instalado em uma Universidade Federal do País.

A máquina chamada de Lobo Carneiro pertence ao Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe).O equipamento equivale a seis mil computadores caseiros e custou cerca de R$ 10 milhões.

Dotado de um sistema de engenharia inédito, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Guilherme Travassos explica que as aplicações para tanta potência são diversas.

O Lobo Carneiro foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International. Após a solenidade de inauguração, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab defendeu mais investimento na área.

O supercomputador será usado por pesquisadores Universidade Federal do Rio de Janeiro e também por centros de pesquisa de outras instituições parceiras.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro