Usina nuclear Angra 1 ficará 37 dias desligada para reabastecimento - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
17/06/2016 - 14h27m

Usina nuclear Angra 1 ficará 37 dias desligada para reabastecimento

Agência Brasil/Vinícius Lisboa 
Agência Brasil/Arquivo
Procedimento, considerado uma parada programada, deve interromper a produção da unidade por 37 dias
Procedimento, considerado uma parada programada, deve interromper a produção da unidade por 37 dias

Rio de Janeiro - A usina nuclear Angra 1 será desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) à 0h deste sábado (18), para ser reabastecida. O procedimento, considerado uma parada programada, deve interromper a produção da unidade por 37 dias.

Esse tipo de parada para reabastecimento ocorre anualmente e, neste ano, foi programado levando em conta os Jogos Olímpicos e Paralímpícos do Rio. As competições acontecem entre agosto e setembro, quando Angra 1 já terá retomado a produção de energia elétrica.

Com o desligamento da usina, trabalhos de manutenção, inspeções e modificações de projeto poderão ser executados. Segundo a Eletronuclear, estatal que opera Angra 1, estão planejadas 3,9 mil tarefas para os dias de desligamento, e 1,2 mil profissionais devem trabalhar para cumpri-las. Entre eles, estão 87 estrangeiros.

Nesse período, cerca de um terço do combustível será recarregado. O reator será reabastecido com 40 novos elementos combustíveis.

Angra 1 é a mais antiga usina nuclear brasileira e está em operação desde 1985. Sua potência é de 640 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro