São Paulo, SP, 11/12/2018
 
09/11/2014 - 18h40m

Uso de cores nas paredes e tetos e seus efeitos na decoração

Agência Hoje/Arq. Sandra Vieira de Mello 
Agência Hoje/Arquivo
Cappuccino - Coral
Cappuccino - Coral
  • Azul Boemia - Coral
  • Carmim Aveludado - Coral
  • Floresta do Congo - Coral
  • Granito Molhado - Coral
  • Roxo Roma - Coral
  • Terra Distante - Coral

São Paulo (Agência Hoje) - Escolher qual a cor para pintar parede e teto até pode parecer fácil. Sabemos as cores de que gostamos e podemos simplesmente comprar uma tinta azul, se gostamos de azul para pintar um quarto, e amarelo para a parede da copa.

Os mais cautelosos podem se aconselhar com o vendedor ou usar os simuladores de ambientes disponibilizados nos sites dos fabricantes de tintas. Mas, como em tudo, a parte mais difícil é acertar qual o efeito final que a cor escolhida vai proporcionar, qual o tom mais parecido com aquele idealizado.

Para começar é preciso saber que as cores dos catálogos, dos simuladores e até mesmo das amostras em pequenas áreas são apenas para referência. Na parede as cores se alteram conforme a luminosidade, as dimensões das paredes e até em relação às cores dos móveis e complementos que você colocará no ambiente.

Isso não é justificativa para se ter uma casa toda pintada de branco! Um pouco de ousadia, bom senso e algumas orientações podem resultar num ambiente original e personalizado.

Selecionamos alguns exemplos de aplicação de cores em um mesmo ambiente. Dê uma olhada nestes exemplos e procure perceber a sensação que cada uma dessas cores lhe transmite.

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista.                                                                                         

Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

 

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro