USP São Carlos oferece curso gratuito de programação para estudantes do ensino médio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
11/04/2014 - 11h06m

USP São Carlos oferece curso gratuito de programação para estudantes do ensino médio

Agência Hoje 

São Paulo (Agência Hoje) - O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, está oferecendo curso gratuito de programação básica para estudantes que estão no último ano do ensino médio e fundamental. O objetivo é abrir a universidade para interessados em aprender os primeiros passos em JavaScript e outras ferramentas.

O Projeto Codifique, desenvolvido por alunos do ICMC da USP, em São Carlos, oferece 30 vagas para um curso dirigido a quem está cursando o 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio. As inscrições podem ser feitas até 12 de abril por meio de formulário eletrônico disponível no site do projeto (http://codifique.tk).

Não há processo seletivo, portanto, participarão do curso os 30 primeiros alunos a se inscreverem.

O projeto começa na segunda semana de abril e compreende uma aula por semana com duas horas de duração cada uma. No total, serão 10 aulas, que poderão acontecer às quartas-feiras, a partir das 16h, ou aos sábados, a partir das 9h. Todas as aulas acontecerão no bloco 1 do ICMC, sala 1-004.

 Os primeiros passos do Projeto Codifique foram dados no segundo semestre do ano passado, quando foi constituída uma turma piloto composta por 13 estudantes entre 14 e 17 anos. “Ensinamos uma versão mais simplificada da primeira matéria de programação que temos no Bacharelado em Ciências de Computação aqui do ICMC”, explicou Bruno Orlandi, que está no quarto ano da graduação e é um dos professores.

“A experiência de ensinar, para nós, é muito relevante. É uma oportunidade de levarmos o conhecimento que adquirimos aqui para quem é de fora”, disse ele.

Ao final das aulas do projeto piloto, em 2013, os participantes do Codifique desenvolveram projetos, tais como jogos e calculadoras, aplicando na prática o que haviam aprendido. Os três melhores projetos foram premiados. O estudante Isaac Alvarez, 16 anos, ficou em primeiro lugar e ganhou uma mochila.

Há tempos, ele já se interessava por aprender a programar, mas não fazia ideia de como começar. “Com o Projeto Codifique, eu pude entender melhor o que é programação, além de ter um contato prático com a atividade de programar. O curso foi uma boa base para meu futuro”, explicou o estudante, que concluiu o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Álvaro Guião.

O Codifique é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica.

Também procura atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o programa conta com 15 membros.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro