São Paulo, SP, 23/05/2017
 
03/04/2017 - 23h16m

Uvas e mangas do São Francisco atraem indústrias de sucos

Agência Apoio 
Reprodução
Produção de uva em alta atrai indústrias de embalagens para margens do Rio São Francisco
Produção de uva em alta atrai indústrias de embalagens para margens do Rio São Francisco

Recife - Uma região no semiárido brasileiro ganha cada vez mais importância pelo seu potencial de fruticultura, com destaque para os cultivos de uva de mesa e manga.

O Vale do São Francisco, que há menos de 30 anos era terra de seca e infertilidade, hoje goza de produção abundante e fortalecida, muito devido ao recurso da irrigação em áreas margeadas pelo Rio São Francisco, nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Hoje a região é uma das principais responsáveis pelas frutas produzidas no Brasil e exporta para Ásia, Europa e Estados Unidos. Em 2016, as vendas para fora do país cresceram mais de 120% comparadas ao ano anterior, segundo a Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco).

As cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, são as maiores produtoras, sendo que o município pernambucano concentra 2,8% da produção nacional de frutas e alcançou faturamento de R$ 749,6 milhões em 2016, segundo o IBGE.

Sucos Naturais

Tamanha é a grandiosidade do Vale, que a região vem atraindo a indústria de sucos naturais. A produção local tem dado sinais de aumento, como comprova levantamento da Owens Illinois, líder na fabricação de embalagens de vidro no mundo.

“O mercado de embalagens funciona como um termômetro econômico. Quando temos demanda de produtos, podemos avaliar se determinado setor tem tido bom desempenho ou não”, explica Alexandre Macário, gerente de marketing NO e NE da O-I no Brasil.

Entre 2015 e 2016, a empresa registrou aumento de 29% nas vendas de embalagens de vidro para bebidas naturais com destino ao Nordeste. “Notamos uma crescente demanda do mercado local e sentimos que a indústria de sucos sabe a importância e o poder produtivo do Vale do São Francisco, por isso tem apostado na criação de novas marcas e produtos com uso das frutas da região”, diz Macário.

A empresa, que também fornece embalagens para gigantes do mercado cervejeiro, tem intensificado a oferta de garrafas na região voltadas à venda de sucos naturais. Com unidade fabril instalada em Recife, Pernambuco, a O-I passou a flexibilizar seu atendimento a produtores locais no ano passado, disponibilizando garrafas em pronta entrega.

“Reconhecemos a importância do Vale do São Francisco para a produção de sucos no Nordeste e queremos incentivar o desenvolvimento de novas marcas na região. Para isso, oferecemos garrafas que atendem às necessidades e padrões do mercado”, conta Macário.

A vinícola Miolo, empresa de Bento Gonçalves (RS), percebeu o potencial da fruticultura do Vale do São Francisco e há 15 anos tem investido na produção local. “Nosso suco de uva 100% integral, o Sunny Days, é parte de um amplo projeto de expansão da Miolo no Nordeste, onde atuamos há 15 anos com uma unidade de produção de uvas e elaboração de espumantes.

As condições da região, nova na produção de sucos, são favoráveis possibilitando suco fresco todo o ano, pois o clima é seco e os vinhedos são irrigados pelas águas do Rio São Francisco”, explica Adriano Miolo, superintendente do grupo Miolo, uma das maiores vinícolas do Brasil.

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 6,2 bilhões em 2015, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 27.000 pessoas em 80 fábricas distribuídas por 23 países.

A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, únicas e rentáveis em um mercado global crescente. No Brasil, a empresa também atua com as marcas CISPER e CIV, no segmento de utilidades domésticas para o consumidor final e o mercado profissional.

Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para obter mais informações, acesse www.o-i.com.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro