Vendaval derruba árvores em São Paulo e deixa pelo menos 12 pessoas feridas em Santos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/03/2024
 
01/09/2014 - 15h21m

Vendaval derruba árvores em São Paulo e deixa pelo menos 12 pessoas feridas em Santos

Agência Brasil/Marli Moreira 

São Paulo - Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas no domingo (31), na orla de Santos, em consequência dos estragos provocados por um vendaval que pegou de surpresa os participantes da 10ª Cãominhada. Duas dessas vítimas seguem internadas no começo da tarde desta segunda-feira (01), na Santa Casa de Santos.

De acordo com a Defesa Civil do município, nove pessoas com ferimentos leves foram encaminhados para hospitais públicos e as demais procuram atendimento privado. O caso mais grave foi o de uma criança que sofreu perfuração do baço e está na UTI da Santa Casa. Mas, segundo os médicos, o estado de saúde dela é estável.

Um senhor de 61 anos está em tratamento na Santa Casa. Ele se machucou ao tentar proteger o neto que estava em um brinquedo inflável. A estrutura do brinquedo, um pula-pula, foi danificada com a força do vento que chegou a 70 quilômetros por hora (km/h).

Em São Paulo, a ventania derrubou pelo menos 14 árvores, segundo registros da Companhia de Engenharia de Tráfego. Também faltou energia elétrica em bairros da zona oeste da cidade. “O que aconteceu foi uma convergência de umidade procedente do oceano com o calor vindo da Amazônia, no Norte do país”, explicou a meteorologista Helena Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo ela, o fenômeno é até comum, mas não costuma ocorrer com a rapidez com que se formou na tarde de ontem. Em algumas localidades a velocidade do vento chegou a 100 km/h, caso do Rio de Janeiro e dos municípios paulistas de Itapeva e Itapetininga. Além do vento forte, houve repentina queda na temperatura. Em uma hora, na cidade de São Paulo, os ponteiros dos termômetros baixaram quase 15 graus Celsius (°C), passando de 31,2°C para 17°C.

Helena Balbino informou ainda que a frente fria ainda está sobre o estado de São Paulo e pode provocar períodos de chuva forte, mas de forma passageira, tanto na capital quanto no litoral paulista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro