Venezuela vai encontrar produtores de petróleo para reunião no próximo mês - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
24/02/2016 - 11h49m

Venezuela vai encontrar produtores de petróleo para reunião no próximo mês

Agência Lusa 

Caracas - A Venezuela anunciou nesta quarta-feira (24) que convidou a Rússia, a Arábia Saudita e o Catar para nova reunião destinada a analisar o mercado petrolífero e discutir ações de combate à queda do preço do petróleo, a principal fonte de receita do país.

"Conversamos com os ministros da Rússia, Arábia Saudita e do Catar a fim de convidá-los para uma reunião ampliada em meados de março", disse aos jornalistas o ministro venezuelano do Petróleo e Minas, Eulógio Del Pino.

Segundo o ministro, que também é presidente da estatal Petróleos da Venezuela, está prevista a participação, nesse encontro, de representantes de outros países "que concordam em congelar a produção de petróleo", incluindo mais Estados-Membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A proposta venezuelana, segundo explicou, consiste em conseguir que mais países reduzam a produção até junho, "para conseguir um ponto de equilibro nos preços".

Venezuela, Catar, Arábia Saudita e Rússia – os três primeiros são membros da Opep – firmaram recentemente um acordo para congelar a produção nos níveis de janeiro se outros países apoiarem a medida.

Também o secretário-geral da Opep, Abdullah El Badri, defendeu na segunda-feira (22) o congelamento da produção de petróleo para enfrentar a queda continuada dos preços.

O Irã e o Iraque também se mostraram dispostos a adotar a estratégia.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro