Vinícolas gaúchas são investigadas por adulterar vinho suave - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
03/05/2014 - 12h03m

Vinícolas gaúchas são investigadas por adulterar vinho suave

Agência Brasil* 
Agência Hoje/Arquivo
Até agora, 13 vinícolas gaúchas são acusadas de adulterar vinhos com uso do fungicida natamicina
Até agora, 13 vinícolas gaúchas são acusadas de adulterar vinhos com uso do fungicida natamicina

Porto Alegre - Treze vinícolas são investigadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por adulterar vinhos com antibióticos no Rio Grande do Sul. O fungicida natamicina era usado como conservante, o que é ilegal.

Segundo José Fernando Werland, chefe do Serviço de Inspeção de Alimentos de Origem Vegetal do ministério no estado, a substância é autorizada para uso em capas de queijos e salames. A adulteração foi detectada por testes realizados por laboratórios do Ministério da Agricultura em 2013.

De 54 empresas testadas, foram detectadas alterações em vinhos da Gilioli, Casa Motter, Indústria e Comércio de Bebidas Del Colono, São Luiz, Vinhos Bampi, VT Vinhos, Cooperativa Vitivinicola, Vinícola Victor Emanuel, Santini, Capelleti, Adega Silvestri. I.A Sandi e Indústria de Comércio de Bebidas CMS. No total, existem 680 indústrias de vinho no Rio Grande do Sul.

A presença do antibiótico foi constatada em lotes de vinhos de mesa suaves. Procurada, a Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi) informou que condena a ação das empresas. O diretor da entidade, Darci Dani, disse que é do interesse do setor identificar os envolvidos e as falhas no processo de produção.

*Com informações da TVE-RS

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro