Violência contra Mara Rúbia e falta de ação da Justiça de Goiás revolta parlamentares - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
06/11/2013 - 11h13m

Violência contra Mara Rúbia e falta de ação da Justiça de Goiás revolta parlamentares

Agência Hoje* 

Brasília (Agência Hoje) - O caso da operadora de caixa Maria Rúbia Guimarães, que foi torturada e teve os dois olhos perfurados com uma faca de cozinha pelo ex-marido, em Goiânia, em agosto passado, chamou a atenção e revoltou um grupo de senadoras e deputadas federais que estiveram no plenário do Senado, nesta terça-feira, 5, para se solidarizar com a vítima.

De acordo com a Agência Senado, da tribuna várias senadoras manifestaram apoio a Mara Rubia e criticaram o Ministério Público do Estado de Goiás por ter emitido parecer considerando que o ex-marido não teve a intenção de matar a vítima. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reclamou da falta de ação das autoridades do judiciário que não tomaram nenhuma providência para o caso mesmo após terem sido solicitados pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

"Não recebemos nenhuma resposta que pudesse nos acomodar no sentido de que pelo menos a Justiça está sendo buscada", reclamou Vanessa Grazziotin. A senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos, criticou o Ministério Público de Goiás por tentar, segundo ela, “desqualificar o caso de Mara Rúbia, como se não fosse tentativa de homicídio, mas apenas de lesão corporal".

Já a senadora, Lídice da Mata (PSB-BA), considerando o caso de Mara Rúbia, como um exemplo típico de violência de gênero, alertou para a necessidade de acompanhamento total do andamento do processo pelas Procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara. Em sua avaliação, o crime demonstra a banalização da vida das mulheres no país.

Após ouvir as denúncias das parlamentares, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que deverá tratar do assunto com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, em reunião que ocorrerá nesta quarta-feira (6), no Palácio da Justiça. Renan informou ainda que deverá telefonar ainda na noite de hoje ao procurador-geral de Justiça Rodrigo Janot Monteiro de Barros, pedindo providências quanto às denúncias com relação ao posicionamento do Ministério Público de Goiás.

Manifestaram solidariedade a Mara Rúbia ainda os senadores, Benedito de Lira (PP-AL), Ana Amélia (PP-RS), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) e Sérgio Souza (PMDB-PR).

* Com informações da Agência Senado

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro