Virada Esportiva oferece mais de duas mil atividades em 400 endereços no fim de semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
20/09/2014 - 14h44m

Virada Esportiva oferece mais de duas mil atividades em 400 endereços no fim de semana

Agência Hoje* 
Divulgação
Festa da Virada oferece mais de 400 opções de endereços para diversões no fim de semana de São Paulo
Festa da Virada oferece mais de 400 opções de endereços para diversões no fim de semana de São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - A Virada Esportiva 2014 está oferecendo duas mil atividades em mais de 400 endereços, cobrindo todas as regiões da capital durante o fim de semana. A inauguração do Centro Esportivo e de Lazer Tietê, com área de 50 mil metros quadrados, onde funcionou o Clube de Regatas Tietê por mais de 100 anos, será o destaque entre os eventos.

As pessoas poderão utilizar seis arenas especialmente montadas para a prática de esportes pouco comuns na cidade, como o wakeboard e a asa-delta. Elas estão localizadas no Anhangabaú, Guarapiranga, Tietê, Parque Independência, Parque do Carmo e Parque Villa-Lobos onde também é possível praticar atividades diferenciadas, como rapel, artes marciais, tirolesa e exercícios militares.

Já no centro da cidade, a programação inclui corrida, skate, bailes, escalada, esportes radicais e lutas. No sábado, 20, às 16h, tem surf mecânico no Anhangabaú. No domingo, , no mesmo local, tem tirolesa, às 10h, e skate às 16h.

Os eventos da Virada serão distribuídos também em 49 centros esportivos, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e 13 unidades esportivas do SESC, além dos centros da comunidade (CDCs) e dos clubes particulares. Todos estão disponíveis para o lazer e a recreação.

Na noite deste sábado, a população vai poder contar com a Pedalada da Virada, com 38 quilômetros de passeios, passando por vários bairros, e a segunda edição da Skate Run, corrida e passeio de skate, no domingo pela manhã, saindo da Praça Charles Miller e indo até o Memorial da América Latina, quando são esperados cerca de oito mil participantes.

Veja a localização das arenas na cidade de São Paulo:

Vale do Anhangabaú: skate, tênis de mesa, “aulão” de nove modalidades de artes marciais, tirolesa a partir do Viaduto do Chá, simuladores eletrônicos de diversos esportes, brinquedos infláveis para crianças, dança e atividades sócio culturais para idosos e show de motocross.

Arena Tietê: o novo espaço de esportes e lazer da cidade terá campeonato de basquete 3x3, tirolesa, bungee jump, torneio noturno de tênis, bailão para a terceira idade, área com atrações infantis, simuladores eletrônicos, pêndulo gigante, slack line e corrida de obstáculos que simulam treinamentos militares.

Cândido Portinari (Villa Lobos) – esqui em plena Virada. No Parque Cândido Portinari (vizinho do Villa Lobos), será montada uma rampa de snowboard com placas de PVC; haverá também clínicas de tênis e corrida de obstáculos que simulam treinamentos militares.

Guarapiranga – O local dos esportes na água. Clínicas de stand up paddle, rafting e wakeboard. Também haverá uma programação de exercícios que simulam os treinamentos militares.

Parque do Carmo – Em uma das maiores áreas verdes da Cidade, no bairro de Itaquera, o público poderá subir em um balão de ar quente, simular um voo de asa-delta, escalar um guindaste e saltar de bungee jump. Haverá ainda corridas com obstáculos e área infantil com brinquedos infláveis.

Parque Independência – Ponto tradicional do skate paulistano, o parque que fica no Ipiranga terá no sábado, 20, uma intensa programação para das 9h às 19h.

CEUs, SESCs, CDCs, Centros Esportivos e Clubes

Durante a Virada Esportiva de 2014 os 49 centros esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), as 13 unidades esportivas do SESC, os centros da comunidade (CDCs) e os clubes particulares têm programação especial.

O CEU Paraisópolis, por exemplo, tem festival de dança das 10h às 16h, tanto no sábado quanto no domingo, além de aulão de judô, tênis de mesa e mergulho. Já o CEU Pera Marmelo programou capoeira, hidroginástica, oficina de circo e aulão de zumba, entre outras atrações.

O CEU São Rafael terá karatê, acantonamento, xadrez gigante e exibição de rugby. Caminhada, baile, vôlei, yoga e basquete de rua são os destaques do CEU Uirapuru.

Na programação dos SESCs há também opções para todos os gostos. No Santana, os esportes na água são o destaque, com parede de escalada dentro da piscina e stand up paddle noturno; há ainda dança esportiva e corrida com o medalhista olímpico Vicente Lenilson.

Na unidade Santo Amaro o forte serão os esportes de quadra, com festivais de vôlei, basquete de 3 e futebol de salão. Já o SESC Pompéia programou parkour, manhã esportiva para crianças a partir de 3 anos, bate bote (recreação na piscina) e futsac (mistura de futevôlei, tênis e futebol) e ginásio no escuro, com luzes e som se misturando aos jogadores de futebol.

Nos centros esportivos municipais — são 49 — o público tem a opção de praticar tai chi chuan, dança de rua, balé infantil, judô e karatê, incluídos na programação da unidade do Cambuci. Ou então aula aberta de kickboxing, caminhada, brincadeiras infantis e roda de capoeira no Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda.

No CERET, no Jardim Anália Franco (Zona Leste) haverá alongamento musical, campeonato de taekwondo, ginástica funcional, gincana infantil e festival de tênis de campo. Já o Centro Esportivo Tiquatira montou uma programação que reúne também atenção médica, com nutricionistas e oftalmologistas, além de dança de salão, musculação, bocha, capoeira e judô.

Centro: corrida, skate, bailes, escalada, esportes radicais e lutas

Nos limites da Subprefeitura da Sé estão algumas das atividades que mais chamam a atenção durante o evento. Há atividades nos quatro ginásios, pista de skate, atividades ao ar livre e um bailão para a terceira idade no domingo à tarde.

Já o marco zero da cidade, a Praça da Sé, receberá no domingo pela manhã os cinco mil corredores que participarão do Circuito Popular de Corridas de Rua, com largada às 7h30. Perto dali, como já é tradicional da Virada Esportiva, o Vale do Anhangabaú será tomado pelos esportes radicais, como tirolesa, rapel e skate, além de aulas de artes marciais.

Em outro extremo da Sub Sé, na Praça Charles Miller, são esperados cerca de oito mil skatistas que participarão da Skate Run, auto intitulada “a maior corrida de skate do mundo”, que passará pela Avenida Pacaembu e pelo Minhocão antes de terminar no Memorial da América Latina.

Ainda nos limites da Subprefeitura da Sé, na Av. Paulista, 900, acontecerá no sábado à tarde o evento “Selva de Pedra” no qual 10 atletas de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tentarão escalar, apenas com as mãos, a fachada frontal do prédio conhecido como “Gazeta”.

Ainda no centro da cidade, já mais perto do Bom Retiro, o Estádio Municipal Mie Nishi receberá os tradicionais esportes que atraem a comunidade japonesa: beisebol, sumô e gateball.

Corrida de 10 Quilômetros

Ainda no sábado à tarde, 500 frequentadores irão correr seis quilômetros, passando pelo clube, na pista lateral do gramado e na Praça Charles Miller. A largada será às 18h. Um pouco mais tarde, na Cidade Universitária, a Fila Night Race reunirá alguns milhares de corredores desafiados a percorrer os 10 quilômetros.

No domingo, 21, logo às sete da manhã, será a vez da maratona de revezamento Pão de Açúcar, também tradicional na Virada Esportiva. Em 2013 foram 34 mil participantes, mesmo número esperado para este ano.

Um pouco mais tarde, com largada às 7h30, as ruas históricas do centro receberão a etapa Sé do Circuito Popular de Corridas de Rua, com cinco mil participantes. Largada e chegada serão na Praça da Sé.

Haverá também uma etapa do Circuito Popular no bairro de Campo Limpo, com dois mil participantes. Também às 7h30, mas para crianças de 4 a 14 anos, o domingo terá ainda a corrida Cartoon, na pista do Jockey Club.

Skate, rolimã, patins e bicicleta

Às 21 horas do sábado, dia 20, terá início, no Parque das Bicicletas (em Moema) a Pedalada da Virada, com 38 quilômetros de percurso e 1.200 participantes, organizada em parceria com o SESC. No roteiro, estão previstas paradas no Centro Esportivo e de Lazer Tietê (na Av. Santos Dumont) e no Vale do Anhangabaú. O trajeto de 2014 é quatro quilômetros mais longo que o de 2013.

Na mesma noite, o entorno do Parque Ibirapuera será tomado pelos patinadores, que darão uma volta completa a partir das 22h30, acompanhados por agentes-patinadores da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Na manhã seguinte, a partir das 8h30, com expectativa de mais de dez mil participantes, será a vez do skate, na segunda edição da Skate Run, batizada de “a maior corrida de skate do mundo”.

A largada será na Praça Charles Miller (Pacaembu) e haverá dois tipos de participantes: os que vão para disputar a corrida, com oito quilômetros e passando sobre o Minhocão, e os que vão apenas para passear, utilizando também a Avenida Pacaembu, mas indo diretamente para o local da chegada, o Memorial da América Latina.

Rolimã e downhill – Radicalizando em Itaquera, bairro da Zona Leste da Cidade, pela primeira vez será utilizada a Avenida Miguel Inácio Cury, vizinha do estádio do Corinthians, para duas atividades de velocidade: no sábado, das 9h às 12h, acontecerão corridas de carrinhos de rolimã; e das 13h às 18h o local será ocupado pelas manobras de skate downhill.

A Prefeitura informou que as pessoas que gostam de pedalar poderão também aproveitar a Ciclofaixa de Lazer que funcionará normalmente nos trechos onde não houver a necessidade de interdição para as atividades da Virada Esportiva.

* Com informações da Prefeitura de São Paulo

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro