Vladimir Putin diz estar preocupado com avanço da a OTAN e não da democracia - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
23/10/2015 - 17h46m

Vladimir Putin diz estar preocupado com avanço da a OTAN e não da democracia

Agência Sputnik 

Sochi, Rússia - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (23) que tanto a expansão e o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas quanto as ações dos Estados Unidos com relação a seus sistemas de escudos antimísseis provocam preocupações legítimas por parte dos russos.

Ao discursar no Clube Valdai de Discussões Internacionais, em Sochi, ele afirmou que a Rússia não está preocupada com o avanço da "democracia" em direção às suas fronteiras, mas com a aproximação da infraestrutura da OTAN.

"Será mesmo que somos contra o avanço da democracia em direção às nossas fronteiras? O que vocês entendem por democracia: o avanço da OTAN sobre nossas fronteiras? Isso é democracia? A OTAN é um bloco militar. O que nos preocupa não é o avanço da democracia sobre nossas fronteiras, mas o avanço da infraestrutura militar da OTAN sobre nossas fronteiras", acrescentou Putin, durante a sessão plenária do evento.

"Tudo isso provoca uma legítima preocupação de nossa parte e, sem dúvida, precisa ser avaliado e trabalhado. Apesar de todas as dificuldades, estamos dispostos a isso pelo mesmo problema antigo, o do sistema de defesa antimísseis", destacou Putin.

O Clube Valdai tem por objetivo promover o diálogo entre a Rússia e a elite intelectual internacional, além de sediar análises científicas independentes e isentas de eventos sociais, políticos e econômicos na Rússia e no resto do mundo. O fórum deste ano, o 12º encontro anual do Clube, tem como tema "Sociedades entre guerra e paz: superando a lógica de conflito no mundo do amanhã".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro