Volkswagen colocará 4,5 mil funcionários de férias coletivas em Taubaté por até 30 dias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
25/08/2014 - 11h39m

Volkswagen colocará 4,5 mil funcionários de férias coletivas em Taubaté por até 30 dias

Agência Hoje 
Reprodução
Fábrica da Volkswagen em Taubaté coloca 4,5 mil empregados em férias coletivas por 10 dias
Fábrica da Volkswagen em Taubaté coloca 4,5 mil empregados em férias coletivas por 10 dias

São José dos Campos, São Paulo (Agência Hoje) - A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira, 25, o início de um período de férias coletivas para 4,5 mil funcionários da fábrica de Taubaté, onde são montados os veículos Up!, Gol e Voyage. A alegação da empresa é que houve redução nas vendas e o volume de veículos em estoque está muito grande.

As férias terão duração inicial de 10 dias, mas poderão ser prorrogadas por mais 10 ou 20 dias, dependendo de como o mercado de veículos novos se comportar. A fábrica confirmou que as férias são exclusivamente para funcionários da área de produção e que os trabalhadores administrativos trabalharão normalmente.

A decisão da Volkswagen é a segunda medida de redução de pessoal tomada nos últimos 90 dias. No mês de maio, a empresa demitiu 96 funcionários temporários da fábrica de Taubaté. Para justificar a decisão, a diretoria emitiu nota afirmando que "a medida tem como objetivo a adequação dos volumes de produção à demanda do mercado".

General Motors e Ford

Desde março do ano passado, a General Motors vem reduzindo o número de empregados nas fábricas de São José dos Campos. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores, em um ano foram fechados mais de 1.200 postos de trabalho no complexo industrial da empresa na cidade, gerando grande apreensão.

Entre o final de julho e o início de agosto, a GM confirmou sua disposição de fazer um lay off, operação na qual o empregado mantém o vínculo empregatício e recebe o salário, mas fica em casa. Em comunicado oficial, a empresa prometeu dar detalhes da operação nesta semana e disse que caso os trabalhadores não aceitem a proposta, haverá demissões.

A Ford também está estudando a adoção do seu sistema de lay off, sem contudo informar a quantidade de funcionários que seriam incluídos. A decisão também será tomada no final de agosto ou início de setembro. Dirigentes das fábricas admitem que as decisões são uma forma de esperar a melhora do mercado de veículos novos e acreditam que isto acontecerá em mais dois ou três meses.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro