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São Paulo, SP, 16/04/2024
 
27/01/2015 - 11h28m

Wi-Fi Livre: parques e praças de São Paulo já contam com internet gratuita

Agência Hoje 
Fabio Arantes/SECOM
A Prefeitura pretende ampliar o programa Wi-Fi Livre SP por meio de parcerias com a iniciativa privada
A Prefeitura pretende ampliar o programa Wi-Fi Livre SP por meio de parcerias com a iniciativa privada

São Paulo (Agência Hoje) – O programa Wi-Fi Livre SP implantou desde julho do ano passado, sinal de internet banda larga gratuita em 106 praças,parques e locais de grande circulação de pessoas na cidade.

A região mais beneficiadas é a Zona Leste, com 34 espaços públicos com internet livre entre eles Largo do Concórdia, no Brás, praça Silvio Romero, no Tatuapé e a praça do Forró, em São Miguel Pauista.

Na Zona Sul, 23 locais contam com Wi-Fi gratuito como a praça Tadeu Priolli, no Campo Limpo, o parque da Independência, no Ipiranga e

Na região central, 22 pontos contam o serviço, entre eles as praças da Sé, Roosevelt, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o Mercadão e os largos Paissandu e São Francisco. Além disso, 14 locais na zona oeste e 13 na região Norte também foram beneficiados com internet gratuita.

Os pontos do Wi-Fi Livre SP somam capacidade para mais de 12.000 conexões simultâneas. “O ponto principal deste programa é a reocupação dos espaços públicos da cidade, pois quando uma praça ganha limpeza, iluminação e um atrativo, que é a internet, as pessoas são incentivadas a voltar. É devolver a cidade aos cidadãos”, afirmou o coordenador de conectividade e convergência digital da Secretaria Municipal de Serviços, João Cassino.

Ampliação

A Prefeitura pretende ampliar o programa Wi-Fi Livre SP para outros locais, por meio de parcerias com a iniciativa privada. “Os primeiros pontos foram feitos com 100% de investimentos públicos para termos uma continuidade e manutenção das ações. Recebemos muitas propostas de empresas e, agora, estamos estudando um modelo de continuar ampliando o serviço em parceria com iniciativa privada”, afirmou o coordenador de conectividade e convergência digital da Secretaria Municipal de Serviços.

Um dos modelos estudados para a ampliação com apoio da iniciativa privada é a permuta por patrocínios nos locais instalados. “Por exemplo, uma empresa se interessa em operar no Ibirapuera. Podemos fazer isso, desde que a empresa invista em outras duas praças em regiões mais distantes. Ou mesmo, há empresas que tem consumidores em todas as regiões ou classes sociais e se interessam em levar o seu nome para esses locais. Mas ainda estamos estudando”, disse Cassino.

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