São Paulo, SP, 20/05/2024
 
18/09/2023 - 15h28m

Atibaia recebe loja premium do Pão de Açúcar; Convém é maior concorrente

Agência Hoje/Daniel Lopes 
Agência Hoje/Sandra Vieira de Mello
Moderno, em área nobre, Pão de Açucar chega à Atibaia com loja conceito
Moderno, em área nobre, Pão de Açucar chega à Atibaia com loja conceito

Atibaia, São Paulo - A loja mais moderna dos supermercados Pão de Açúcar no Brasil foi inaugurada na semana passada em Atibaia, cidade estância diferenciada, distante 70 quilômetros da capital. 

A nova loja, incluída no conceito Geração 7, ocupa uma área de 1.554m2 e dispõe de seções exclusivas, como espaço café, espaço sushi, adega e padaria rústica. De acordo com a rede, entre as novidades estão potenciais que valorizam a marca fundada pela família Diniz há 64 anos.

"O conceito G7 é baseado em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. A aplicação do modelo traz um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo", diz o site da rede.

A loja do Pão de Açucar em Atibaia é bonita por fora e bem moderna por dentro. Tem estacionamento controlado e relativamente amplo no andar térreo, elevador de acesso ao primeiro andar, onde fica a área de vendas, segurança ostensiva e produtos de marcas tradicionais. 

Os clientes gostaram da presença e aprovaram, mas há alguns senões. A área destinada aos lanches, chamada de Espaço Café tem as mesas sob o sol na maior parte do dia, o que torna a permanência desconfortável, o açougue tem poucos atendentes, gerando filas e descontentamentos, a maioria dos funcionários não tem experiência no contato com o público e podem ser grosseiros em algumas ocasiões. 

"São coisas pequenas, que eles vão corrigir em pouco tempo, com certeza", comenta uma cliente que aprovou a vinda do supermercado. "Gostei e vou continuar comprando aqui, mas não posso esquecer o Convém, o supermercado mais antigo que acompanha a cidade há bastante tempo e também é ótimo".

Não espere preços baixos

O Pão de Açúcar é um supermercado premium, com artigos de primeira qualidade, frutas frescas e bem escolhidas e preços condizentes. As ofertas com preços baixos serão exceções, mas a regra geral é cobrar valores pouco acima dos supermercados mais simples da cidade, como Big, Extra e Nagumo. Nada excessivo, porém, para não correr o risco de espantar a clientela. 

A inauguração chamou a atenção para o outro supermercado premium de Atibaia, o Convém. Bem cuidado e bem administrado, oferece produtos de alto padrão e tem preços entre 10% e 20% acima dos praticados pelo Big e pelo Nagumo na maioria dos produtos. 

Enquanto o Pão de Açúcar trabalhava na construção, o Convém adotou uma política de descontos para clientes fidelizados. Antes eram apenas para carnes e algumas frutas, na última semana, mais perto da inauguração, a gerência ampliou as ofertas e aumentou a divulgação. 

Os preços, contudo, continuam um degrau acima de Big e de Nagumo, mas muito próximos dos valores mostrados nos primeiros dias de funcionamento do Pão de Açúcar. Como o público ao qual os dois se destinam é das classes A e B, nada de chamar a atenção. 

"Entre pagar 1 ou 2 reais a mais e ser bem atendido e poder levar para casa um produto de qualidade, prefiro o produto mais caro, sem dúvida", explica uma dona de casa. "Não se compra apenas pelo preço, compra-se pela qualidade, pelo atendimento, pelo conforto da loja. Tudo isso conta, faz a diferença", comenta outra. *

Bom para a cidade

Todos concordam que a inauguração do Pão de Açúcar é um fato positivo para Atibaia. Com dois supermercados premium à disposição da população, a cidade ganha em variedade e qualidade.

As comprações são inevitáveis. Qual dos dois é o melhor? Quem conciliar preço razoável e atendimento eficiente levará vantagens. São aspectos que só poderão ser avaliados ao longo dos dias, após várias compras e contatos com funcionários e gerentes. 

Por enquanto, as opiniões mostram as primeiras tendências. Veja os destaques:

CONVÉM

- Açougue - É melhor (área ampla, higiene, mais funcionários)

- Laticínios - Boa variedade e raramente falta leite A e manteiga

- Frutas - Sempre com muita variedade e qualidade

- Verduras e Legumes - Boa variedade e boa apresentação

- Estacionamento - Bom e amplo, mas ao ar livre; Grátis

PÃO DE AÇÚCAR

- Açougue - Deixa a desejar. Apenas um funcionário 

- Peixaria - Apresentação ruim. Apenas um funcionário

- Laticinios - Grande variedade, mas há dias que falta leite A

- Frutas - Boa variedade, boa qualidade

- Verduras e Legumes - Grande variedade, boa apresentação

- Estacionamento - Coberto e amplo, no piso térreo. Exige consumo mínimo

Com a inauguração do Pão de Açúcar a cidade passa a concentrar o maior número de supermercados e atacadistas da região. Ao todo, são oito redes de médio e grande porte - Convém, Pão de Açúcar, União, Big, Extra, Nagumo, Da Praça, Dia - e três de grandes atacadistas - Atacadão, Spani e Roldão.

A retribuição dos moradores vem rápido. O volume de compras em supermercados aumentou em 12% no último ano, de acordo com dados de gerentes de diferentes estabelecimentos. O Big, por ter maior número de lojas, é o campeão das vendas, mas é seguido de perto pelo Nagumo, Extra e Convém. 

Até a chegada do Pão de Açúcar, o Convém era o ponto alto dos moradores das classes A e B. As instalações modernas, com várias caixas à disposição, grande variedade de produtos e ambiente agradável sempre chamaram a atenção e garantiram a atração dos mais endinheirados. 

A partir de agora começa uma nova fase, com concorrência respeitosa entre os dois, mas não menos acirrada. As ações através de aplicativos estão em pleno funcionamento, procurando atrair clientes, mas os anúncios de televisão já aparecem na programação. Nessa luta, o Pão de Açúcar, por pertencer a uma grande rede, leva ligeira vantagem, só que o Convém, com tradição na cidade, vai vender caro o espaço conquistado.

Bom para a cidade e bom para os moradores. 

* As pessoas entrevistadas preferiram não revelar os nomes.

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