Brasil passa pela Colômbia em jogo dramático. Como dizia Zagalo, "agora só faltam dois..." - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 30/04/2024
 
04/07/2014 - 19h46m

Brasil passa pela Colômbia em jogo dramático. Como dizia Zagalo, "agora só faltam dois..."

Agência Hoje/Edmundo Fortes, enviado especial 
CBF/Rafael Ribeiro
Brasil passa pela Colômbia na Arena Castelão e agora se prepara para enfrentar Alemanha
Brasil passa pela Colômbia na Arena Castelão e agora se prepara para enfrentar Alemanha

Fortaleza (Agência Hoje/Edmundo Fortes) - Em mais um jogo sofrido, a seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1 e agora vai enfrentar a Alemanha na terça-feira, 8, no Mineirão, pelas seminais da Copa do Mundo de 2014. Na difícil caminhada para o hexa só faltam dois adversários.

Depois de um primeiro tempo muito bom, onde marcou por pressão, a equipe caiu de rendimento na segunda etapa, mas segurou com garra a vitória. Novamente, David Luiz se destacou na defesa e na ajuda ao ataque, ao lado de Marcelo que também jogou muito bem. Fernandinho esteve firme, bloqueando e fazendo a ligação do meio de campo com o ataque.

Os brasileiros fizeram dois gols, um aos sete minutos do primeiro tempo numa jogada que saiu de um escanteio na ponta esquerda. Neymar cruzou, Fred puxou a marcação no que pareceu ser uma jogada ensaiada e a bola sobrou para Thiago Silva. O capitão da seleção brasileira só precisou encostar e fazer o gol para delírio da torcida que lotou a Arena Castelão.

O segundo gol foi de falta. Após várias cobranças feitas por Neymar, David Luiz ajeitou a bola no local indicado pelo juiz, mediu a distância, olhou para o goleiro colombiano e disparou uma bomba que passou sobre a barreira e morreu no ângulo, absolutamente indefensável. "Ele merecia fazer esse gol", gritou um torcedor, de joelhos.

A torcida colombiana se calou nas arquibancadas em Fortaleza e o jogo ficou muito bom para os brasileiros. A equipe tinha tudo para ampliar, no entanto recuou, deu espaço para a Colômbia e permitiu a criação de jogadas pelas laterais. Por causa disso, em cinco minutos a equipe adversária se recompôs e partiu para cima, tentando tirar a vantagem.

O camisa 10 da Colômbia, James Rodrígues, que estava sumido no jogo e bem marcado, cresceu de repente e partiu para funcionar como um distribuidor de bolas na intermediária brasileira, criando sucessivas situações de perigo. A categoria e o esforço de Marcelo, David Luiz e Fernandinho impediram muitas jogadas, até que Júlio Cesar fez um pênalti.

O próprio Jamez Rodrígues bateu e fez o gol, aumentando sua presença na artilharia da Copa para seis gols. Agora ele é o goleador isolado, a frente de Neymar que tem quatro. Com o gol, a Colômbia partiu para o abafa e tentou de todas as formas chegar ao empate, levando a partida para a prorrogação.

Gigantes na defesa, Marcelo, David Luiz e Fernandinho evitaram os toques de bola da seleção colombiana perto da área do Brasil. Foi um jogo sofrido, só que desta vez os jogadores brasileiros estiveram melhores do que na partida contra o Chile, foram superiores na maioria do tempo e equilibraram as ações. O sofrimento ficou maior só nos 15 minutos finais.

Mais uma vez, o juiz escalado para apitar um jogo importante fez um trabalho muito ruim. Inseguro, hesitante, o espanhol Carlos Velasco deixou de marcar faltas importantes e não deu cartões em várias jogadas desleais, algumas dos brasileiros e muitas dos colombianos. Por pouco o jogo não descambou para a violência.

Thiago Silva e David Luiz

Incansáveis, Thiago Silva e David Luiz ajudaram muito a defesa e ainda tiveram fôlego para ir ao ataque. Foram os autores dos gols. O primeiro, em lance de oportunismo do capitão, aproveitando um cruzamento da linha de fundo; o segundo, em cobrança de falta com efeito de David Luiz, perfeita, fazendo o torcedor que lotou o Castelão vibrar empolgado.

James Rodrígues, de pênalti, descontou para a Colômbia. O garoto tem apenas 22 anos de idade e já demonstra um futebol maduro. Ao final da partida, enquanto chorava copiosamente, foi abraçado por David Luiz. Depois, trocaram a camisa, o brasileiro vestiu a 10 da Colômbia e ele colocou a amarelinha respeitosamente sobre o ombro.

O próximo adversário do Brasil agora é a Alemanha. O jogo será disputado na terça-feira, às 17h. Como diria Zagalo, o eterno técnico brasileiro, "só faltam dois". A torcida gostou do resultado, só que todos sonhavam com uma vitória mais tranquila, com mais gols e sem ceder espaço para os colombianos. Embora boa, a seleção da Colômbia é limitada.

O futebol praticado por Hulk também mereceu destaque. Tanto no primeiro quanto no segundo tempo ele correu, se deslocou e foi o atacante brasileiro que mais chutou a gol, forçando o goleiro Ospina a fazer defesas difíceis. O brasileiro teve força e disposição física para buscar os chutes e voltar para ajudar na marcação.

O jogo que garante a passagem do Brasil para as semifinais foi sofrido, dramático. Para os comentaristas, mais uma vez o Brasil pecou em alguns aspectos, embora tenha apresentado um futebol bem superior às partidas anteriores. Evitou os chutões e coordenou melhor as jogadas de meio campo.

Thiago Silva recebeu o segundo cartão amarelo e está automaticamente fora do próximo jogo contra a Alemanha. Fará falta por causa do entrosamento que tem com os outros defensores. Maicon fez uma estreia boa, pode render mais. Fred se deslocou, buscou jogadas e evitou ficar apenas na espera.

De qualquer forma, a torcida se empolgou e gostou muito do resultado e principalmente do avanço da seleção. Todos os torcedores brasileiros aplaudiram quando os jogadores da seleção e a comissão técnica foram ao centro do campo para levantar os braços, cumprimentando os presentes e agradecendo o apoio durante o jogo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro