São Paulo, SP, 05/12/2023
 
14/04/2023 - 09h30m

Conheça dicas boas e úteis de iluminação para quartos de bebê

Empório Luz/Karen Cruz 
Pinterest/Divulgação
Iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração do quarto do bebê
Iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração do quarto do bebê

São Paulo - A iluminação de qualquer cômodo da residência deve ser pensada para melhor aproveitamento do espaço e para evidenciar a decoração e arquitetura presente no local.

Então, o melhor cenário é contar com uma consultoria ou projeto de iluminação sempre que for realizar mudanças ou reformas no local. Mas traremos aqui algumas dicas que consideramos importantes para iluminar esse espaço tão especial que é o quarto dos bebês.

Considere a luz natural

 A luz natural é a melhor opção para qualquer ambiente residencial, especialmente para um quarto de bebê. Então, deixe a luz entrar o máximo possível durante o dia e evite obstruir as janelas com cortinas pesadas. Para manter a privacidade, escolha cortinas leves e translúcidas que permitam a entrada da luz natural.

Ilumina??o em quarto de beb?

Luz natural em quarto de bebê – Fonte Jeito de Casa

Priorize iluminação difusa e indireta

Os bebês têm olhos sensíveis. Por esse motivo, qualquer fonte de luz intensa direcionada ao olhar deles pode ser perturbadora. Então, escolha sempre luzes difusas nas quais há uma proteção entre a fonte de luz e o ambiente e as luzes indiretas, que ocultam a fonte de luz deixando apenas um reflexo suave visível.

Luz difusa em quarto de beb? - Fonte Pinterest

Luz difusa em quarto de bebê – Fonte Pinterest

 

Luz indireta em quarto de beb? - Fonte Pinterest

Luz indireta em quarto de bebê – Fonte Pinterest

Escolha a temperatura de cor certa

 A temperatura de cor é uma das características mais importantes ao escolher a iluminação para o quarto do bebê. A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e varia entre tons de âmbar (1800K), amarelo quente (2700K) e branco frio (6500K). Para o quarto do bebê, é melhor escolher uma temperatura de cor quente, entre 2700K e 4000K. Essas temperaturas criam um ambiente aconchegante e relaxante.

Nichos iluminados com temperatura de cores quentes - Fonte Pinterest

Nichos iluminados com temperatura de cores quentes – Fonte Pinterest

Use luzes decorativas

A iluminação decorativa cria um ambiente tranquilo, harmonioso e aconchegante no quarto do bebê. São importantes porque dispensam que a luz principal seja acesa em momentos próximos ao sono do bebê.

Então, por exemplo, ao entrar no quarto para colocar o bebê para dormir, ao invés de acender o plafon e iluminar o quarto todo, pode-se acender apenas uma fita de LED, com luz suave para maior visibilidade, e assim, não despertá-lo do sono.

Luz decorativa em quarto de beb? - Fonte Pinterest

Luz decorativa em quarto de bebê – Fonte Pinterest

Produtos de iluminação para quartos de bebê

Diversas luminárias podem ser usadas em quartos infantis para trazer funcionalidade, segurança e contribuir com a estética do local. Sendo assim, luzes no teto, nas paredes, sobre os móveis e até no piso podem iluminar o espaço.

Luzes de teto

A luz de teto é uma escolha essencial para o quarto do bebê. Deve ser suave e uniforme para todo o ambiente. Neste caso, opte por luzes difusas, para evitar o contato direto da fonte de luz com os olhos do bebê. Lustres, pendentes, plafons e até mesmo os perfis de LED podem ser utilizados.

Para um efeito lúdico a fibra ótica com efeito de céu estrelado no período noturno é uma excelente opção.

Quarto de beb? com fibra ?tica e efeito c?u estrelado - Fonte Pinterest

Quarto de bebê com fibra ótica e efeito céu estrelado – Fonte Pinterest by Arquiteta Jana Fabiana

Luminária de parede

As arandelas são opções práticas para o quarto do bebê, especialmente ao lado da mesa de troca ou da cama. Escolha uma luminária com uma luz suave e difusa para criar um ambiente tranquilo e relaxante.

 

Arandelas em formato de bal?o quarto de beb? - Fonte Pinterest

Arandelas em formato de balão quarto de bebê – Fonte Pinterest

Luzes noturnas 

As luzes noturnas são uma escolha popular para o quarto do bebê, pois fornecem uma luz suave e confortável para ajudar o bebê a dormir. Elas também podem ser usadas para a amamentação noturna, sem perturbar o sono do bebê. As luzes noturnas estão disponíveis em muitos modelos, incluindo luzes de projeção que exibem imagens ou luzes com sons calmantes. Podem ficar constantemente acesas pois sua baixa intensidade não atrapalha o sono dos bebês.

Luminárias de chão

iluminação de piso também pode ser usada no quarto do bebê, servindo como uma fonte de luz secundária para complementar a luminária principal de teto ou parede. Procure uma luminária com uma sombra suave e difusora, como as colunas de chão, para evitar a luz brilhante e ofuscante. Os próprios balizadores e embutidos de solo podem auxiliar na segurança do local em horários de baixa visibilidade.

 

Coluna de piso pr?xima ? cadeira de amamenta??o - Fonte Pinterest

Coluna de piso próxima à cadeira de amamentação – Fonte Pinterest

Luzes de LED

As luzes de LED são uma escolha sustentável e econômica para iluminar o quarto do bebê. Elas consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes e têm uma vida útil mais longa. As luzes de LED também estão disponíveis em muitas temperaturas de cores diferentes, o que pode ser útil para criar um ambiente mais divertido e alegre no quarto do bebê. Além disso, a tecnologia do LED permite o uso de luminárias em diferentes formatos.

Principais erros a serem evitados na iluminação do quarto do bebê

Luzes muito fortes ou brilhantes podem ser perturbadoras para o bebê e dificultar o sono. É importante escolher luminárias com sombras suaves ou difusores que criam uma luz homogênea e agradável.

Instalar dimmer pode ser útil

dimerização permite ajustar a intensidade da luz de acordo com a necessidade. É uma opção muito útil para o quarto do bebê, pois pode ser facilmente ajustado para diferentes situações, como a hora de dormir, a hora de amamentar ou a hora de brincar.

Não considerar a temperatura de cor

A temperatura de cor é uma das características mais importantes ao escolher a iluminação para o quarto do bebê. É importante escolher uma temperatura de cor suave, entre 2700K e 4000K, para criar um ambiente aconchegante e relaxante. Temperaturas acima de 4000K  podem interferir no ciclo circadiano do bebê – ainda em desenvolvimento.

Não escolher luminárias perigosas

É importante escolher luminárias que sejam seguras para o bebê. Evite luminárias com fios soltos, partes afiadas ou que possam ser facilmente derrubadas pelo bebê.

Não considerar a posição das luminárias

A posição das luminárias é importante para criar um ambiente equilibrado e confortável no quarto do bebê. Evite posicionar luminárias muito perto da cama do bebê ou diretamente sobre a mesa de troca, para evitar sombras fortes e ofuscantes.

Conclusão

A iluminação é um aspecto essencial na decoração do quarto do bebê e pode ter um grande impacto no bem-estar da família. Ao escolher as luminárias e a iluminação adequadas, é possível criar um ambiente tranquilo, relaxante e seguro para o(a) pequeno(a).

Além disso, a escolha da iluminação certa também pode ajudar a criar uma rotina de sono saudável e regular para o bebê. A luz natural é importante para regular o ritmo circadiano do bebê, e a luz adequada durante a noite pode ajudar a garantir um sono tranquilo e reparador.

Por fim, é importante lembrar que a iluminação no quarto do bebê deve ser adaptada às necessidades e preferências individuais de cada família. É essencial levar em consideração o estilo de decoração, a personalidade do bebê e as necessidades dos pais ao escolher as luminárias e a iluminação adequadas.

Ilumina??o e decora??o quarto de beb? - Fonte Pinterest

Iluminação e decoração quarto de bebê – Fonte Pinterest

Com as dicas e informações fornecidas neste artigo, esperamos que os pais possam escolher a iluminação adequada para o quarto do bebê e criar um ambiente confortável e seguro para o seu pequeno tesouro.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

Hoje São Paulo

© 2023 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro