Eduardo Barbosa conquista ouro no judô na estreia pela seleção - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/04/2024
 
13/03/2014 - 09h52m

Eduardo Barbosa conquista ouro no judô na estreia pela seleção

Agência Hoje Internacional 
ME/Breno Barros
Eduardo Barbosa, estreante da seleção brasileira de judô, conquista ouro no Chile
Eduardo Barbosa, estreante da seleção brasileira de judô, conquista ouro no Chile

Santiago, Chile (Agência Hoje Internacional*) - O judoca brasileiro Eduardo Barbosa ganhou a medalha de ouro na categoria até 73kg nos Jogos Sul-Americanos que estão sendo disputados em Santiago, no Chile. Os atletas brasileiros subiram ao pódio nas quatros categorias disputadas nesta quarta-feira (12).

Além da medalha de ouro de Eduardo Barbosa, a prata ficou com Ketleyn Quadros (57kg), e os bronzes com Mariana dos Santos (63kg) e Vinícius Sakamoto (66kg). Ketleyn e Mariana recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

A medalha de ouro brasileiro foi conquistada pelo estreante na competição. Em primeiro ano de seleção brasileira principal, Eduardo Barbosa ainda está se adaptando às novas regras da modalidade. “É uma sensação muito boa subir ao pódio, pois trabalhamos muito para conquistar a medalha de ouro. Eu cumpri a minha missão. Ainda estou me adaptando às novas regras e tenho que ficar mais atento aos detalhes”, revelou o judoca.

O brasileiro venceu na final o argentino Alejandro Clara, que ficou com a medalha de prata. As medalhas de bronze foram conquistadas pelo colombiano Luis Galindo e equatoriano Fernando Ibañez.

A medalhista olímpica brasileira Ketleyn Quadros lamentou não ter ficado com o ouro, mas deu todos os méritos à adversária pelo resultado final. “Não foi o resultado que eu esperava, mas acontece no esporte. Eu tinha consciência de que era uma luta dura. Estava preparada, mas a adversária acertou o tempo do golpe e me aplicou um ippon. Quando você erra é mais doloroso, mas quando a adversária acerta não tem o que fazer e nem argumentar”, disse Ketleyn.

A brasileira foi vencida pela colombiana Yadinys Rocha. Ketleyn Quadros defendeu o País em um Grand Prix na Europa, na última semana, onde conquistou a medalha de bronze. “Infelizmente não dá para ganhar tudo. O resultado só me ajuda a melhorar a cada dia e ganhar mais consciência nos combates”, explicou.

Outra estreante em Jogos Sul-Americanos foi Mariana dos Santos, que venceu a chilena Barbara Jara. A medalha de ouro ficou com equatoriana Estefânia Garcia e a prata com Gimena Laffeuillade.

Vinícius ficou com o bronze ao vencer a luta com o colombiano Carlos Peres. A medalha de ouro foi conquistada pela peruano Humberto Albujar e a prata com o venezuelano Sérgio Mattey.

O Brasil terminou o segundo dia de combates no judô liderando o quadro de medalhas da modalidade, com sete pódios: três ouros, uma prata e três bronzes.

* Com informações do Portal Brasil

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro