Estado anuncia novas regras para ingressar na Polícia Militar - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 30/04/2024
 
23/07/2016 - 12h07m

Estado anuncia novas regras para ingressar na Polícia Militar

Agência Hoje* 

Campinas (Agência Hoje) - O Governo de São Paulo adotou novas regras para ingresso de soldados e de oficiais na Polícia Militar. Através da Lei Complementar 23/2016, assinada pelo governador Geraldo Alckmin, foram estabelecidas normas-padrão, inclusive com diminuição da altura mínima para homens e mulheres.

A partir de agora, também fica estabelecida carreira única que permite ascensão. Por exemplo, quem ingressou na Polícia Militar como soldado pode chegar a oficial, o que a legislação anterior impedia.

Entre as mudanças está a diminuição do limite de altura em cinco centímetros. As mulheres, que antes deviam ter até 160 cm, agora podem ingressar com altura mínima de 155 cm; os homens, de 165 cm para 160 cm.

Outra mudança está na idade mínima para participar do concurso. Antes, os editais determinavam apenas que o candidato tivesse concluído o Ensino Médio. Com a lei, é preciso que, além de ter fechado o colegial, o ingressante tenha no mínimo 17 anos.

Por fim, altera ainda a idade máxima para ingresso. A nova legislação determina que os futuros policiais tenham, no máximo, 30 anos para os concursos gerais da PM e 35 para os quadros específicos (Oficiais de Saúde e Músicos). Essa medida, porém, não limita a idade dos já policiais, que podem subir de patente sem um limite etário - o soldado ou cabo, por exemplo, pode se tornar oficial independente da idade.

As novas regras já foram informadas oficialmente aos comandos dos sete batalhões da Polícia Militar que atuam na Região Metropolitana de Campinas.

* Com informações do Portal do Governo do Estado

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro