Governo da Colômbia e líderes da Farc anunciam em reunião novo acordo de paz - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/04/2024
 
13/11/2016 - 13h47m

Governo da Colômbia e líderes da Farc anunciam em reunião novo acordo de paz

Agência Brasil/Agência Ansa 

Bogotá - O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesse sábado (12), em Cuba, um novo acordo de paz, após o anterior ter sido rejeitado pela população colombiana em referendo no início de outubro.

Segundo o representante do governo da Colômbia nas negociações, Humberto La Calle, o pacto acertado em Havana, depois de vários dias de tratativas, é o "melhor" que se podia alcançar. "É o tratado da confiança", disse o negociador das Farc, Iván Márquez.

Ambas as partes asseguraram que o "acordo final" para pôr fim a um conflito de mais de meio século busca uma "paz estável e duradoura" e inclui reivindicações feitas por "diversos setores da sociedade colombiana".

O acordo anterior, que rendeu ao presidente Juan Manuel Santos o prêmio Nobel da Paz, havia sido assinado em 26 de setembro, em Cartagena das Índias, mas acabou rejeitado por pouco mais de 50% dos eleitores que foram às urnas no referendo de 2 de outubro. Um dos líderes da campanha pelo "não" foi o antecessor de Santos, Álvaro Uribe.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro