São Paulo, SP, 05/12/2023
 
26/07/2023 - 13h36m

Hospital com alta tecnologia oncológica atende 60 mil pacientes

PMSP/Comunicação 
PMSP/Divulgação
Casos de alta complexidade serão atendidos com tecnologia robótica em novo hospital
Casos de alta complexidade serão atendidos com tecnologia robótica em novo hospital

São Paulo – O Hospital Municipal Vila Santa Catarina, da Prefeitura de São Paulo, comemorou um ano de funcionamento do Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas.

No período foram feitos 60 mil atendimentos e mais de 7 mil cirurgias – parte delas realizadas por meio de um equipamento robótico, instalado em parceria com o Einstein em maio de 2022.

Desde a chegada do equipamento, já foram realizadas mais de 80 cirurgias robóticas para o tratamento de diferentes tipos de câncer e doenças do aparelho digestivo. No contexto da oncologia, a cirurgia robótica permite, principalmente em casos complexos, mais segurança ao paciente e aumento de chances de ressecção do tumor.

Arie Carneiro, médico urologista especialista em cirurgia robótica do hospital, aponta que os principais benefícios do procedimento para os pacientes são a diminuição da dor e desconforto no pós-operatório.

“Devido às pequenas incisões, precisão e qualidade do método, há diminuição do risco de sangramentos, menor taxa de infecção e o trauma cirúrgico é reduzido, permitindo que o indivíduo se recupere de forma mais rápida.”

A precisão da cirurgia robótica também é uma vantagem para os médicos. Os cirurgiões controlam os movimentos do robô por meio de um console, permitindo maior precisão e estabilidade durante os procedimentos. Isso proporciona uma visão tridimensional ampliada e detalhada, o que possibilita maior precisão e capacidade de manobras em áreas difíceis de alcançar.

A disponibilização da tecnologia robótica na unidade contribui com o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a tratamentos mais eficientes e seguros.

Além disso, proporciona uma oportunidade de capacitação e atualização dos profissionais de saúde, à medida que promove a formação de especialistas qualificados para a utilização de tecnologias de ponta, o que contribui com o aprimoramento do serviço de saúde e fortalece o sistema como um todo.

“Fui bem-acolhido sim, fui bem-tratado. Não tenho do que reclamar não, foi muito bom, viu? E no futuro eu espero que seja daqui para melhor, espero que não volte mais a doença, pois, o médico falou, se voltar, ele vai corrigir sempre, para cuidar direitinho, desde o começo”, disse o paciente Messias Vieira.

O administrador de empresas Sérgio Magalhães, de 56 anos, passou recentemente pelo procedimento. Diagnosticado com câncer de próstata há pouco mais de cinco meses, ele conta que foi uma de suas melhores experiências.

“Tive a melhor experiência, desde a primeira consulta até a alta. Fui muito bem acolhido e só tenho elogios para toda equipe médica, enfermeiros, fisioterapeutas. Hoje posso voltar para a minha rotina, sem qualquer impacto pós-cirúrgico. Agora sinto que nasci de novo, graças a esses profissionais de altíssimo nível.”

Sobre a cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma operação assistida por robôs a partir de técnica minimamente invasiva, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executadas por meio do robô, com controle de movimentos feito por meio de joysticks.

A câmera e os braços robóticos, que permitem operar por incisões cada vez menores, ficam acoplados ao equipamento cirúrgico que acompanha o paciente na maca cirúrgica.

O cirurgião se posiciona no console que controla os braços, a câmera e todos os instrumentos com uma visão de alta definição tridimensional, enquanto seus movimentos são filtrados para evitar tremores nas partes que entram em contato com o paciente. Atualmente, é a técnica mais moderna no que se refere a procedimentos minimamente invasivos.

Além disso, uma das premissas do método é que o cirurgião tenha visão direta daquilo que está acontecendo para realizar qualquer intervenção em questão de segundos. Entre estar no console e com a mão no paciente, por exemplo, o tempo de ação não pode demorar mais que 30 segundos, em caso de uma emergência. 

Dos braços articulados do robô, dois deles funcionam como as mãos esquerda e direita do cirurgião. O terceiro representa o auxílio, também conduzido pelo profissional. Todos eles têm pinças acopladas que realizam a manipulação do paciente com movimentação em 360°.

Isso garante acesso a regiões angulosas e estreitas com alta precisão, facilitando o trabalho do médico, mesmo para ações que seriam dificilmente executadas pela mão humana.

Atendimentos oncológicos

O Centro de Diagnóstico e Tratamento Avançado em Oncologia Bruno Covas foi entregue em 16 de maio de 2022 para dar mais agilidade à rede municipal de saúde no diagnóstico precoce de pacientes com câncer, permitindo tratamento mais rápido, especializado e atualizado, com atendimento clínico, quimioterapia, radioterapia e cirurgia, inclusive robótica.

Com o novo espaço, houve a ampliação da área de quimioterapia, abertura de novas salas de atendimento ambulatorial e aumento do número de leitos de internação oncológica.

Desde então, o Centro tem se dedicado ao acompanhamento integral de mais de 10 mil pacientes do município de São Paulo, que recebem todo o suporte necessário para enfrentar o câncer com esperança e qualidade de vida.

No que diz respeito a tratamentos específicos, desde maio do ano passado, foram mais de 23 mil sessões de radioterapia e 21 mil de quimioterapia, estratégias fundamentais no combate a diversos tipos de câncer. Além do robô, outras tecnologias avançadas e terapias personalizadas também estão sendo utilizadas a fim de garantir os melhores resultados.

Sobre o Hospital Municipal Vila Santa Catarina

Entregue em 2015, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho foi a primeira unidade de alta complexidade da rede municipal de São Paulo. Hoje, dispõe de 247 leitos operacionais e estrutura para atendimentos oncológicos e pediatria.

A unidade conta com a acreditação ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação como reconhecimento da excelência em gestão e ao atendimento dos critérios de segurança, qualidade e credibilidade dos serviços de saúde prestados.

Hoje São Paulo

© 2023 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro