São Paulo, SP, 05/12/2023
 
12/09/2023 - 06h19m

Qualidade de vida e economia forte marcam a história

Agência Hoje* 

Santos, São Paulo - Considerada uma cinco melhores cidades para se morar no Brasil, a cidade de Santos chama atenção pelas atrações e oportunidades que oferece em vários setores, inclusive para a população acima de 60 anos de idade. 

Localizada no litoral paulista e a 72 quilômetros da Capital, Santos ostenta o 5º lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros, conforme Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aferido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com base nos níveis de expectativa de vida, educação e PIB per capita.

As atividades ligadas ao Porto - o maior da América Latina, com 13 quilômetros de extensão e por onde passa mais de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil, configuram como principal fonte de riquezas do município, fazendo de Santos a cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista mais importante economicamente e uma das mais ricas do País. 

Os setores do turismo, de serviços e da pesca em geral completam a lista de maiores atividades da economia santista. De um lado a economia pujante, de outro sua vocação para o lazer. Santos tem como principal atrativo os sete quilômetros de praia, acompanhados pelo maior jardim de orla do mundo - título concedido pelo Guinness World Records. 

Em pé de igualdade com os jardins e a praia, como principais pontos turísticos e cartões-postais da Cidade, está o Centro Histórico. Região vizinha ao complexo portuário, o Centro conserva vivo em suas estreitas e charmosas ruas com calçamento de pedra um passado de glórias com a comercialização do café, que já figurou como principal produto de exportação brasileiro.

A Cidade tem se destacado também no turismo de negócios e no ecoturismo, já que quase a totalidade de sua porção continental se mantém preservada, o que  demonstra a prioridade pela conservação do ambiente. 

Por suas diversas característas economica, infraestrutural e de serviços, Santos ocupa posição de destaque no cenário nacional: é a 1ª cidade do Brasil em qualidade de vida, segundo ranking BCI-100, desenvolvido pela Delta Economics & Finance Santos.

Foi eleita a melhor cidade para se viver após os 60 anos pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) - iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, e mantém o Título de Cidade Educadora desde 2008, concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) Desde 2015, a cidade integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Dados geográficos

População: 433.991 pessoas (Estimativa 2021 - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística/IBGE)

Área Total: 281,033km²

Área insular: 39,4km²

Área continental: 231,6km²

Distância da Capital do Estado - São Paulo (SP): 72km

Temporada de veraneio: Dezembro a Março

Aniversário: 26 de Janeiro

Área preservada: 150km² (55.71%)

Temperatura: 25ºC - média anual

Aspecto Econômico: como maior cidade do litoral de São Paulo, tem no Porto a principal atividade

Índice de Desenvolvimento Humano: 0,840 (6º lugar do Brasil)

Turismo

Os moradores costumam dizer que a cidade de Santos é dos nativos, dos caiçaras e também é do veranista, do aventureiro, do desbravador e do cruzeirista. 

Praia, história, cultura, aventura. Atrativos das mais diversas naturezas fazem de Santos um local perfeito para visitar a passeio. A Cidade recebeu cerca de 2,2 milhões de turistas na temporada de Verão 2022. Com sete quilômetros de praias e 13 quilômetros de cais, Santos tem também um Centro Histórico com o famoso bondinho que imita o extinto e popular meio de transporte do século 20, e que virou marca da Cidade.

O Centro oferece dezenas de pontos turísticos como o Palácio José Bonifácio, onde funciona a Prefeitura, a Bolsa Oficial do Café – marca de um período de economia pujante, no início do século 20, Santuário do Valongo, Catedral, Monte Serrat, Estação Ferroviára do Valongo e o Museu Pelé. O Engenho dos Erasmos, primeiro engenho de açúcar do Brasil de que se tem notícia, é outra riqueza histórica da Cidade, do outro lado do território, na Zona Noroeste.

O Aquário Municipal, o Orquidário (na região da Orla) e o Jardim Botânico (na Zona Noroeste) guardam pedaços preciosos de natureza e biodiversidade. Já o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, guarda a história de um time que fez a Cidade se tornar conhecida mundialmente.
Santos é a capital dos cruzeiros marítimos, sendo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini o mais movimentado do país.

O ecoturismo é outro segmento cada vez mais explorado em território santista, já que 85% de sua área fica na porção continental e é, em sua maior parte, preservada. Este cenário paradisíaco é composto por cachoeiras que formam tobogãs naturais, rios de águas cristalinas, aves e animais, além de ruínas históricas, que podem ser visitados em passeios monitorados por agências de turismo credenciadas.

O turismo de negócios também cresce de forma acelerada no Município e já é responsável pela maior parte da movimentação na Cidade durante o ano.

A Cidade conta ainda com o Blue Med Convention Center, um espaço integrado por um pavilhão de feiras e exposições, com 9 mil m² no térreo e salões de convenções e shows em 4,5 mil m² e capacidade para 3.200 pessoas, no 1º andar. Um importante espaço para expansão do turismo de negócios na Região.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Santos

Hoje São Paulo

© 2023 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro