Saúde convoca novos doadores para elevar estoque de bancos de sangue em São Paulo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 30/04/2024
 
11/01/2018 - 00h11m

Saúde convoca novos doadores para elevar estoque de bancos de sangue em São Paulo

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 

São Paulo - Enquanto intensifica a vacinação contra febre amarela no estado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca pessoas a doarem sangue por causa dos estoques em níveis muito baixos nos hospitais públicos. O problema é que as pessoas recém-vacinadas contra febre amarela não podem doar sangue por pelo menos quatro semanas após a imunização.

"As pessoas que já se imunizaram em anos anteriores", porém, "podem fazer a doação, respeitando-se as diretrizes do Ministério da Saúde", diz nota divulgada pela secretaria. Para os que precisam tomar a vacina contra a febre amarela, a dica da secretaria é fazer a doação de sangue antes de comparecer a uma unidade de imunização.

A secretaria pediu que as doações começassem já nesta quarta-feira (10), uma vez que os estoques dos bancos de sangue estão em nível 40% inferior ao desejado. Os tipos A+, A-, AB+, AB- e B- estão com estoque em nível de alerta, ou seja, com condições de abastecer os hospitais por apenas três dias. Já os tipos O+, O- e B+ estão em níveis críticos, isto é, com o suprimento para apenas dois dias.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro