Transporte coletivo de São Paulo, ficará parado por duas horas nesta terça - feira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/04/2024
 
11/05/2015 - 19h17m

Transporte coletivo de São Paulo, ficará parado por duas horas nesta terça - feira

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil  

São Paulo - Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo vão paralisar suas atividades nesta terça - feira (12),entre as 10h e meio-dia, para protestar contra o sindicato das empresas de transporte coletivo.

Segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviário Urbano de São Paulo, que representa cerca de 40 mil trabalhadores, motoristas e cobradores vão cruzar os braços em protesto contra o baixo reajuste oferecido pelas empresas. Nenhum ônibus deve sair dos terminais da cidade e nem mesmo dos pontos finais neste intervalo, informou o sindicato dos trabalhadores. Também deverão paralisar suas atividades os trabalhadores das garagens responsáveis pela manutenção dos ônibus.

Em entrevista nesta segunda - feira (11), o presidente do Sindicato dos Motoristas, Valdevan Noventa, disse que a paralisação de duas horas nesta terça-feira foi motivada porque a “proposta apresentada para os trabalhadores é indecente”. Os motoristas reivindicam reposição da inflação e mais 7% de aumento real, enquanto o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) ofereceu 7,21% de reajuste. “Não é uma greve, mas uma manifestação que estamos fazendo para sensibilizar o Poder Público e os patrões. A proposta apresentada é indecente, abaixo da inflação”, disse Noventa.

Uma assembleia dos trabalhadores foi agendada para a próxima quinta-feira (14), a partir das 16h.

Por meio de nota, o SPUrbanuss disse considerar “intempestiva a manifestação” que, segundo o sindicato das empresas, pode “ocasionar sérios transtornos à mobilidade dos paulistanos e, em especial, dos passageiros do ônibus”.

“O SPUrbanuss e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores estão, desde o final de abril, negociando os termos da nova Convenção Coletiva de Trabalho, com data-base neste mês de maio. Essas negociações estão em andamento; ainda não se esgotaram. O sindicato lembra que uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano”, diz o sindicato das empresas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro