Vale é condenada a indenizar índios Xikrin por danos ambientais e à saúde - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 30/04/2024
 
16/09/2016 - 11h23m

Vale é condenada a indenizar índios Xikrin por danos ambientais e à saúde

Portal EBC 
Agência Brasil/Arquivo
Decisão atende pedido das associações indígenas Xikrin e teve parecer favorável do Ministério Público Federal
Decisão atende pedido das associações indígenas Xikrin e teve parecer favorável do Ministério Público Federal

Brasília - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região ordenou que a mineradora Vale deposite, mensalmente, R$ 3 milhões para as três aldeias Xikrin afetadas pelo empreendimento Onça Puma, de extração de níquel, no sudeste do Pará.

A decisão atende pedido das associações indígenas Xikrin e teve parecer favorável do Ministério Público Federal.

Para o desembargador Antônio Souza Prudente, a demora em cumprir as compensações está agravando a situação já precária das comunidades atingidas pela Onça Puma.

As aldeias estão cercadas por 14 empreendimentos que extraem cobre, níquel e outros minérios. A atividade é considerada altamente poluidora.

O Ministério Público Federal alega que, em sete anos de atividade, a Onça Puma contaminou o Rio Cateté com metais pesados e inviabilizou a vida de cerca de 1.300 índios Xikrin. Casos de má-formação fetal e doenças graves foram comprovados em estudos.

A empresa deve cumprir a determinação, a partir desta segunda-feira (19). Em nota, a Vale confirma que foi intimada e já recorreu da decisão judicial.

A Vale afirma que a Mina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, tem licença da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e atende todas as condicionantes.

A empresa alega que há anos tenta executar ações do Plano Básico Ambiental, no interior da Terra Indígena, mas tem enfrentado resistência por parte dos indígenas.

A nota diz, ainda, que a empresa apresentou estudos técnicos, demonstrando que as atividades em Onça Puma não geram poluição do Rio Cateté.

A Vale reforça que já desenvolve projetos de produtividade e infraestrutura junto à Comunidade Xikrin e arca, mensalmente, com o seguro saúde que beneficia todos os habitantes das aldeias. Os repasses aos indígenas estariam na casa dos R$ 13 milhões, por ano.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro