São Paulo, SP, 22/05/2024
 
05/11/2014 - 17h23m

Vital Brazil inaugura 2 unidades voltadas para economia sustentável

Agência Brasil 
Reprodução
Vital Brazil inaugura duas unidades voltadas para a economia sustentável.
Vital Brazil inaugura duas unidades voltadas para a economia sustentável.

Rio de Janeiro - O Instituto Vital Brazil, em Niterói, região metropolitana do Rio, vai inaugurar na quinta-feira (6) dois edifícios destinados à pesquisa. As unidades de pesquisa - a Central de Utilidades (CEU) e o Centro Integrado de Resíduos (Cires) - foram reformadas para dar uma destinação sustentável e ecologicamente correta à água e à energia utilizadas em suas instalações.

O CEU e o Cires vão contar com caldeiras, subestação, geradores de energia elétrica, área para higienização e guarda dos contêineres. Além além de servir também como depósitos de material de limpeza e sanitário, os prédios terão telhado com captação de água pluvial e luz solar e um sistema de segurança com para-raios.

O diretor administrativo do instituto, Paulo Bravo, acredita que é importante investir nesses projetos, principalmente após a seca que vem atingindo o Sudeste. “Vamos economizar água. [A água]será reaproveitada na limpeza, que tem um grande gasto”, explica. O diretor ainda lembra que, graças à preocupação com a questão ambiental, o instituto recebeu o Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente.

Na segunda-feira (3), foi inaugurada a nova coelheira, que abrigará animais utilizados em laboratórios experimentais. A unidade atenderá 100% da capacidade do controle de qualidade dos produtos farmacêuticos produzidos pelo instituto.

O Vital Brazil inaugurou também, hoje, o Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Parque da Vida/Initiare. O instituto informa que o objetivo do projeto é apoiar as pesquisas em produtos naturais e fortalecer o complexo produtivo em plantas medicinais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do governo do estado do Rio de Janeiro ligada à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro