Mármores e granitos brasileiros ganham espaço no exterior - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
28/01/2015 - 20h19m

Mármores e granitos brasileiros ganham espaço no exterior

Agência Hoje/Sandra Vieira de Mello* 
Reprodução
Granito Juparaná Casablanca
Granito Juparaná Casablanca
  • Granito Amarelo Capri
  • Granito Amarelo Florença
  • Granito Gold 500
  • Granito Indigo
  • Mármore Chocolate
  • Mármore Imperial Pink
  • Granito Branco Alaska
  • Granito Ouro Negro
  • Granito Verde Bahia
  • Granito Verde Labrador
  • Granito Vermelho Brasília
  • Mármore Acqua Marine

São Paulo - O Brasil possui a maior geodiversidade do mundo, com uma gama de rochas naturais bastante diferenciadas. É o terceiro maior exportador de granito do planeta e o principal fornecedor de rochas para os Estados Unidos, com grande participação também nos mercados da China, Itália, Espanha e Reino Unido.

Onde estão as jazidas

As maiores reservas de mármores e granitos do país estão no estado do Espírito Santo, de onde sai metade da produção de rochas ornamentais do país, o que corresponde a 70% das nossas exportações. O estado de Minas Gerais é responsável por quase toda a exportação de ardósia, quartzitos foliados e pedra-sabão e, junto com o Ceará e a Bahia, possui as maiores jazidas de granitos exóticos.

Para onde vão as rochas brasileiras

O Brasil tem hoje como foco a oferta de produtos acabados e padronizados, cujo valor de comercialização é muito maior do que o das rochas brutas. Para isso estão sendo realizados investimentos nos parques industriais, com a aquisição de máquinas mais modernas para o processo de extração e de beneficiamento das rochas. O Brasil é hoje o terceiro maior importador mundial de tecnologia desse setor.

Cerca de 35% das importações de rochas pelos EUA são representadas por produtos acabados. “Queremos conquistar uma boa parte desse mercado, uma vez que os maiores fornecedores atuais são China e Itália", diz Reinaldo Dantas Sampaio, presidente da ABIROCHAS, destacando que também a América Latina é um foco importante na estratégia de crescimento das exportações brasileiras.

Segundo a ABIROCHAS, as exportações brasileiras de rochas ornamentais atingiram US$ 1,22 bilhão e 2,55 milhões de toneladas em 2014. Se considerarmos que este foi um ano difícil para a economia mundial e nacional, os números surpreendem e mostram a força do setor para a balança comercial brasileira.

Onde são realizados os negócios

Em fevereiro acontecerá a Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America 2015, Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontece desde 1989. Trata-se da maior feira de Rochas Processadas da América Latina, onde se encontrarão importadores e exportadores de pedras, construtoras, decoradores, arquitetos, empresas de extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais; fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos, ferramentas e serviços; empresas de comércio exterior e logística.

A feira acontecerá em Vitória, no Espírito Santo, estado cuja produção de rochas representa cerca de 5 milhões de toneladas/ano. São quase mil pedreiras ativas e 800 variedades de rochas no estado.

Serviço

De 3 a 6 de fevereiro de 2015

13h às 20h, com acesso até as 19h

Parque de Exposições Floriano Varejão – Rodovia do Contorno

BR-101 Norte – Carapina – Serra – ES – Brasil

CEP 29161-064

Credenciamento On-line:

http://credenciamento.vitoriastonefair.com.br/Processos/Inscricao/InscricaoApresentacaoForm.aspx

* Com a colaboração de Beatrice Zozzoli

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista. Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

Leia também

http://hojesaopaulo.com.br/noticia/pisos-laminados-sao-opcao-bonita-pratica-e-de-facil-instalacao/8849

hojesaopaulo.com.br/noticia/pisos-laminados-sao-opcao-bonita-pratica-e-de-facil-instalacao/8849

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro