O Ipê e suas coloridas floradas que parecem buquês gigantes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
14/03/2015 - 20h46m

O Ipê e suas coloridas floradas que parecem buquês gigantes

Agência Hoje/Arq. Sandra Vieira de Mello 
Agência Hoje
O ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) - pode atingir 25 metros de altura
O ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) - pode atingir 25 metros de altura
  • O ipê branco é uma ótima opção para arborização urbana
  • O ipê amarelo
  • As flores do ipê branco são belíssimas, porém de pouca duração
  • Detalhe da madeira do ipê
  • A madeira do ipê é resistente e de grande beleza
  • O ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla)
  • O ipê perde todas as folhas antes de florir

São Paulo - O Ipê pertence à família das bignoniácias, que possui mais de 100 gêneros, entre eles o Tebebuia, composto por 74 espécies conhecidas. Árvore de bom porte, copa frondosa e flores muito ornamentais, adapta-se bem ao uso na arborização urbana de parques e jardins, como também para recomposição de mata ciliar.

A madeira do Îpê é considerada de lei e, pela sua resistência, durabilidade e beleza, é muito utilizada na construção civil. Graças à sua resistência à umidade e à putrefação, também é empregada na construção naval.

As raízes do Ipê são profundas e o seu tronco tortuoso. A árvore pode chegar a altura de 8 a 30 metros e é de crescimento rápido. O nome Ipê significa árvore de casca grossa e Tebebuia quer dizer pau, na língua Tupi. Aliás, o Ipê também é conhecido como Pau-d'arco, pois sua madeira era utilizada pelos índios para confeccionar arcos.

Encontrado em todo o Brasil, o Ipê tem florada entre julho e setembro, após perder todas as suas folhas. As flores do Ipê têm forma de cálice e podem ser encontradas nas cores amarela, rosa, roxa, branca... Entre setembro e outubro surgem os frutos, que chegam a ter até 30 centímetros e possuem inúmeras sementes.

Plantio

O ipê gosta de solos úmidos, argilosos e bem drenados. Dependendo do tamanho da muda a ser plantada, as covas podem ser feitas com 20 x 20 x 20 cm até 40 x 40 x 40 cm, deixando um espaçamento de 3 a 5 metros entre elas. O plantio também pode ser feito através de sementes, que possuem curto período de aproveitamento, devendo ser plantadas logo que os frutos se abram.

A floração se inicia, em média, após três anos e a poda deve ser feita no inverno.

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista. Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

Leia também

Pingo de Ouro: arbusto de aspecto colorido, alegre e muito versátil

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro